Pular para o conteúdo

PRF e Detran reforçam operações para garantir trânsito seguro durante as festas réveillon

 A Polícia Rodoviária Federal (PRF) realiza a operação ‘Fim de Ano’ com o objetivo de orientar os condutores de veículos e até a repressão rigorosa à criminalidade. A operação deverá se estenderá até quinta-feira, 2 de janeiro de 2014. O Departamento Estadual de Trânsito (Detran/AC), também reforçou a Operação Álcool Zero, principalmente durante a madrugada das festas da virada de ano em todo o Acre.

 A intenção dos órgãos é reduzir ao máximo os acidentes e evitar vitimas fatais nesse período de festas. Vale ressaltar as consequências para quem for flagrado dirigindo sob influência de álcool vão de multa até mesmo a detenções.

 Os condutores s dirigindo com o teor alcoólico acima de 0,29 miligramas de álcool por litro de ar expelido devem ser detidos. Além de cumprir as penalidades administrativas e pagar multa de R$ 1.914, pagarão fiança de até R$ 1.200 e responder a processo que pode ensejar em seis meses a três anos de reclusão.

 Uma das principais recomendações da Polícia Rodoviária aos motoristas está voltada para a obediência ao limite de velocidade, observância à sinalização e a não ingestão de bebidas alcoólicas, além do uso do cinto de segurança e de outros equipamentos.

 Para quem vai pegar estrada, vale a pena prestar atenção nas dicas da PRF: Em caso de pista molhada, reduza a velocidade. Dê preferência ao freio-motor e aumente a distância do veículo adiante. Sob a chuva forte ou baixa visibilidade, não pare no acostamento. Pátios de postos de combustível e estacionamentos públicos são as opções mais seguras nestas condições.
Frear bruscamente com pista molhada provoca aquaplanagem (perda de aderência dos pneus com o pavimento). Ao utilizar os freios, cuidado com caminhões e ônibus atrás do seu veículo. Por serem mais pesados, percorrem distância maior até parar completamente. Acione os faróis baixos do veículo. Não use lanternas e pisca-alerta em movimento. Faróis altos somente quando não comprometer a segurança dos demais motoristas.