Pular para o conteúdo

“É muito especial você poder cuidar da cidade onde você mora, onde você vive com sua família”, diz Marcus Alexandre

“Uma cidade acolhedora e de um povo que recebe todos bem. É uma cidade em que em todos os sentidos é feliz!”. A frase é do prefeito de Rio Branco, Marcus Alexandre (PT), ao ser questionado qual frase identificaria Rio Branco, que completa, hoje, 28, seus 131 anos de fundação.

 Marcus Alexandre falou das conquistas alcançadas neste primeiro ano de mandato e do compromisso com o povo de Rio Branco. Ele agradeceu a parceria com a presidenta Dilma Rousseff (PT) e com o governador Tião Viana (PT). O prefeito também destacou que tem desempenhado uma gestão participativa.

“Olha é muito especial você poder cuidar da cidade onde você mora, onde você vive com sua família. É um privilégio muito grande, o que o povo me deu na eleição do ano passado e estou fazendo todo o esforço do mundo, todo o meu trabalho para poder retribuir a confiança que o povo me deu”, destacou o prefeito.

 Ainda durante a conversa, Marcus Alexandre mostrou-se otimista pelos avanços alcançados em 2013. Ele citou áreas estratégicas de sua gestão como Transporte, Educação, Saúde e Esporte.

Transporte

 Na área de Transporte, o gestor pontuou a redução na passagem de ônibus para os estudantes, a revitalização do Terminal Urbano e a renovação da frota.

“Renovamos a frota com 16 ônibus novos, com 4 deles articulados. Colocamos toda a frota em GPS para ter um controle melhor. Aprovamos a lei que garante a renovação de mais 25 novos veículos no próximo ano”, comemorou o chefe do Executivo municipal.

Educação

 Já na Educação, o prefeito ressaltou o crescimento no número de alunos que ingressaram na Educação Municipal. Foram mais de 2.600 novas crianças matrículas nas escolas da Prefeitura de Rio Branco. Outro ponto destacado foi a construção de 10 novas creches em diversos bairros da cidade.

“Tivemos o maior crescimento na história de matrículas. Foram 12% o crescimento em relação ao ano anterior, crescimento parecido com esse só quando houve a municipalização. Estamos construindo 10 novas creches. Aproximadamente 2.600 crianças entraram na rede municipal de ensino esse ano, então, tivemos um crescimento muito grande e é um compromisso nosso”.

Saúde e Esporte

 Marcus Alexandre disse que os avanços na Saúde do município foi a ampliação do horário de atendimento em pelos menos 5 unidades de Saúde, que começa se estende até às 19:00 horas. Ele confirmou, também, que o Ministério da Saúde autorizou a construção de mais 3 unidades em 2014. O gestor avaliou como positivo o Programa Mais Médicos que reforçou a atenção básica de Saúde.

 Já no esporte, Marcus Alexandre salientou que Rio Branco tem um calendário, de eventos esportivos, definido e que antes isso não era possível pela ausência de uma pasta específica para cuidar dessa área.

Limpeza

 Quanto à limpeza, ele afirmou que a partir de janeiro uma nova empresa prestará os serviços de coleta em Rio Branco. Ainda de acordo com ele, em 2013 a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos retirou 50 mil toneladas de entulhos das ruas da Capital.

“Foram mais de 50 mil toneladas. Chegamos em toda a cidade e agora, a partir de janeiro, estamos com uma nova empresa para a coleta do lixo”.

Desafios para 2014

 Na avaliação de Marcus Alexandre, os desafios para 2014 são o bom andamento das obras já em processo de licitação e licitadas como é o caso do Shopping Popular, próximo ao Terminal Urbano. Ele explicou que as obras nção tiveram inicio este ano, pois houve um consenso entre os comerciantes da região para que as obras sejam iniciadas em janeiro. Os investimentos para construção do empreendimento é de R$ 18 milhões.

“Nós estamos com o contrato do Shopping Popular assinado. Só não começamos em dezembro porque houve um entendimento com os comerciantes. Em um único ano, nós aprovamos o projeto, mobilizamos os recursos, por meio dos nossos senadores e, agora, em janeiro já começamos as obras”.

 Em relação à duplicação de vias em toda a cidade, sete delas no total, o gestor municipal destacou que as licitações estão em andamento e que a realização dessas obras contribuirá para uma melhor mobilidade do transito, pois essas vias são corredores de ônibus, além de levar urbanismo a áreas carentes como é o caso da Baixada do Sol.

 Finalizando, Marcus Alexandre não se esquivou de falar dos últimos acontecimentos dentro da Frente Popular. Ele frisou que é necessário, antes, um diálogo interno para que não haja ‘atropelamentos’ no processo para 2014.

“Tem que haver um diálogo dentro dos partidos e não para fora, se houver. As conversas têm que avançar dentro dos partidos e depois darmos publicidade aos resultados. Não vejo com bons olhos quando você leva uma discussão interna para a mídia”.

 O prefeito reafirmou apoio a Tião Viana, na reeleição e enfatizou que é um ‘soldado’ que está pronto para a batalha. Disse, ainda, que ver como legítimo a defesa feita pelo senador Aníbal Diniz à vaga de Senado, pois a vaga ocupada hoje é do PT.

“Eu estou totalmente envolvido quanto à reeleição do governador Tião Viana. Eu sou um soldado dessa batalha para garantir bons nomes dentro da Frente Popular. Vejo como legítimo o PT reivindicar o cargo de senador, porque o Aníbal está no mandato”.