Análise – TVs não investem na criatividade – Jornal A Gazeta

Análise – TVs não investem na criatividade

A televisão, como foco e determinação, deveria se preocupar em atingir todo tipo de público. O panorama que temos aí ainda está muito distante do que se deseja como ideal, porque existe uma Globo, com a sua grade de programação definida e bem sucedida, enquanto todas as outras sonham em ser iguais a ela.

Não é por aí. Talvez nem a própria direção da Record tenha, com números exatos, o que se investiu em sua produção só nesses 5 ou 10 últimos dias. Com toda certeza, foi uma fortuna, mas para resultados absolutamente insignificantes. Quem gastou o que gastou, não poderia nesta altura, sustentar uma vice-liderança contra uma emissora que reduziu drasticamente a sua capacidade de realização no mesmo período, caso do SBT.

Será que alguém da sua direção já se questionou se é este mesmo, um rascunho da Globo, o caminho a ser seguido? Por que não inovar? Por que não buscar uma fórmula diferente capaz de surpreender o telespectador? E até modificar os seus hábitos? Por que não investir mais no bom jornalismo?

O ano está começando. Este 2014, com tudo quem tem pela frente, promete ser um ano dos mais complicados e só irá se dar bem, na TV e fora dela, quem investir na criatividade. A bola está em jogo.

Maria Casadevall
Estilosa I
Ninguém ganha da Maria Casadevall em nenhuma das novelas atualmente em cartaz ou de todas que existiram até agora. Possivelmente é a única personagem que, passados 100 e tantos capítulos, jamais repetiu uma das suas roupas. É, na opinião da moçada, a primeira e única, a que se veste melhor.

Vai começar
A Globo está para dar início aos trabalhos de “Geração Brasil”, substituta de “Além do Horizonte” na faixa das 19 horas. O toque de reunir de todo o elenco será na segunda-feira, 13.
 
E sempre isso…
Mais uma vez, uma novela das 7 da Globo, como tantas outras que a antecederam, terá um homem fazendo papel de mulher. Função destinada ao Luís Miranda, com direito a operação para mudança de sexo.
 
Não é por nada…
Mas apenas como observação: existe coisa mais feia que homem vestido de mulher? Nada contra ninguém. Gosto é gosto, mas convenhamos que não é uma das coisas mais agradáveis de se ver. Só que os autores de novela parece que têm fixação por isso.
 
Dia para isso
A direção da Fox fixou para 24 de janeiro a fusão dos canais Bem Simples e Fox Life. Para o Brasil pode ser uma coisa diferente, mas trata-se de algo que já foi feito em outros países.
 
Nenhuma providência
Só a partir desta segunda-feira, a direção da SBT vai começar a tomar providências para a estreia do Danilo Gentili. O formato que se pretende é algo parecido, mas não semelhante, por motivos óbvios, ao “Agora é Tarde” da Band.
 
Só na palavra
Também para esta próxima semana deve se definir de vez a situação do Otávio Mesquita. E por se definir de vez, entenda-se, a assinatura de contrato entre as partes. Está tudo conversado, ajustado, mas nada de preto no branco até agora.
 
E tem outra…
Que também já é possível confirmar. Está certo o lançamento do programa esportivo “Estádio SBT”. Falta apenas a definição daqueles que serão os seus participantes fixos.
 
Pode contar
O contrato da Rita Batista com a Band terminou no último dia 31, mas ela foi muito bem no “A Liga” e não devem haver dificuldades para a sua renovação. A temporada atual termina na metade do mês. Deve ser um dos nomes de frente na cobertura do carnaval.
 
Estilosa II
A propósito, “Amor à Vida” foi tão importante para Maria Casadevall, como Maria Casadevall também é para a própria novela. Vai levar, com certeza, todos os prêmios de revelação. A única estranheza é como uma funcionária do hospital consegue sustentar todo aquele luxo e onde cabem tantas roupas diferentes. Naquele minúsculo apartamento da história não pode ser.

Bate-Rebate
* A participação do Edson Celulari no “Divertics” ficou para domingo que vem.

* Rafael Cortez tem demonstrado tranquilidade quanto a sua situação na Record…

* … Acredita que, no decorrer deste novo ano, a emissora irá apostar muito mais no seu trabalho…

* … Existem, segundo a própria Record, alguns formatos reservados para o Cortez…

* … Que a direção da Record pretende botar para andar ainda neste primeiro trimestre.

* Danilo Gentili e Milton Neves viajaram no mesmo avião para Miami, mas acompanhados de turmas diferentes.

* Gugu Liberato passou Natal e Ano Novo com a família no Guarujá…

* … Mas nem assim conseguiu escapar do assunto televisão…

* Uma conversa importante, bem de frente para o mar, aconteceu ainda durante o seu descanso.

C´est fini
A programação da tarde é o grande quebra-cabeça da direção da Globo nos dias atuais. É quase certa a inversão dos horários de exibição da “Sessão da Tarde” como o “Vale a pena ver de novo”, a partir de abril.
 Ficamos assim. Mas amanhã tem mais. Tchau!

Assuntos desta notícia