Pular para o conteúdo

Razoáveis e responsáveis

Anuncia-se para hoje uma manifestação dos policiais civis que estariam insatisfeitos com a lentidão nas negociações com o Governo em torno de suas reivindicações salariais.

Nada a opor a que trabalhadores de quaisquer categorias façam suas reivindicações. Estão no seu direito. No caso, entretanto, de servidores públicos que prestam serviços essenciais, como é o caso de policiais, é preciso que as lideranças da categoria sejam razoáveis e responsáveis para não colocar em risco a segurança pública.

Se está havendo lentidão nas negociações dos acordos firmados em torno de questões salariais, que essas lideranças insistam na busca do diálogo com as autoridades do setor para evitar paralisações ou outros tipos de radicalizações que possam comprometer a segurança da sociedade.

Antes de tudo são servidores públicos, mantidos com o dinheiro público e não é justo, portanto, que a sociedade fique à mercê ou refém da criminalidade.

De outra parte, espera-se que as autoridades do setor reabram as negociações e, na medida das possibilidades, honrem os acordos firmados. É o que a sociedade espera e exige para evitar uma greve com consequências imprevisíveis.