X

Governo e Prefeitura lançam segunda edição da Ação de Inverno em Rio Branco

Com o objetivo de manter a cidade limpa e reduzir os índices da dengue na Capital, o governador Tião Viana e o prefeito Marcus Alexandre lançaram nesta quinta-feira, 2, na frente do quartel da Polícia Militar, a segunda edição da Ação de Inverno. No ano passado retirou dos bairros 50 toneladas de lixo e entulho e resultou na redução de 35 por cento do índice de infestação de dengue nas residências. “Inverno se enfrenta trabalhando. Este ano vamos entrar em mais bairros com a limpeza, tapa buracos e com isso, continuar a redução dos casos de dengue”, destaca o prefeito.

A operação contará com 21 equipes, 138 equipamentos leves e pesados, 2.225 trabalhadores da Semsur, Emurb, Rbtrans, secretaria Municipal de Assistência Social e das secretarias Municipal e Estadual de Saúde e R$ 11.641.487,22 em investimentos. Dos 18 bairros apontados pelas secretarias estadual e municipal de Saúde como prioritários no enfrentamento à dengue, a Ação de Inverno começa seus trabalhos pelos bairros Vitória, Conquista, Seis de Agosto, João Eduardo, Liberdade, Cadeia Velha e Nova Esperança, depois segue avançando com o cronograma de trabalho até atingir todos os bairros de Rio Branco.

A Semsur disponibiliza 7 retro escavadeiras, 7 pás carregadeiras, 21 caçambas toco, 14 caminhões carga seca, 7 caçambas truck, 11 equipamentos de apoio. Da Empresa Municipal de Urbanização de Rio Branco (Emurb) são 4 retro escavadeiras, 4 rolos compactadores lisos, 18 caçambas toco, 4 caminhões carga seca e 1 veículo leve; da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Rio Branco (Rbtrans) são utilizados na Ação de Inverno, 1 caminhão ´carga seca; 1 máquina de pintura; duas caminhonetes e 1 veículo leve.

O prefeito Marcus Alexandre explica ainda que os serviços de tapa buracos e desobstrução de igarapés, córregos e bocas de lobo e de bueiro, também serão executados neste período de chuvas “como forma de evitar problemas que acontecerem em 2013”. Ele cita ainda que a exemplo de 2013, as equipes da Semsur e Emurb vão trabalhar aos sábados e feriados.

Incentivo aos trabalhadores da Saúde
Já a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) disponibiliza para a Ação de Inverno, 16 veículos leves, 19 motocicletas e 10.000 tampas de caixa d’água. E como forma de incentivo, a secretaria vai oferecer R$ 300 em forma de bonificação para os agentes de saúde que conseguirem maior redução nos índices de infestação predial em sua área de atuação. “O bônus será pago no mês de março como forma de incentivo no combate a dengue”.

A secretária municipal de Saúde, Marcilene Alexandrina, destaca ainda que os agentes de endemias e os agentes comunitários de saúde vão atuar na borrifação, visita e aplicação de larvicidas nos domicílios, e distribuição das dez mil tampas de caixa d’água.

População tem papel importante no combate à dengue
O governador Tião Viana e o senador Jorge Viana ressaltaram que governo e prefeitura fazem sua parte com relação ao combate a dengue, com investimentos e a execução da Ação de Inverno e outras medidas, mas afirmam que a população precisa fazer a parte dela, já que a maioria dos focos está nas residências. “Muitos focos estão nas caixas d’água no chão, que não são mais necessárias já que Rio Branco tem uma oferta boa de água que chega com pressão nas caixas altas. Precisamos que cada um esteja atento em vasilhas e equipamentos domésticos para que as pessoas não adoeçam ou morram porque a dengue mata”, explica o governador.

“Todos têm que se sentir responsáveis tanto por manter a cidade limpa como de combater a dengue fazendo sua parte nas casas e quintais para evitar quadros como o de 2010, quando tivemos morte por dengue no Acre”, cita o senador Jorge Viana. (Ascom)

Categories: Geral
A Gazeta do Acre: