X

Sisu registra mais de 1 milhão de inscritos no 1º dia; Ufac abre matrículas em 14 de janeiro

Assim que os resultados do Enem foram liberados no último sábado, 4, e as inscrições foram abertas para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), os interessados em concorrer a uma das 171.756 vagas de cursos superiores de instituições estaduais e federais começaram uma corrida em todo o Brasil. As inscrições são feitas exclusivamente pela internet e se encerram no dia 10, às 23h (de Brasília), ou seja, às 20h, no Acre.

Na tarde de ontem, 6, o Sisu já registrava a inscrição de 1,1 milhão de pessoas. O processo pode ser realizado no site www.sisu.mec.gov.br. Para isso, o candidato precisa respeitar o critério de não ter zerado a redação no Enem. O estudante deverá ter em mãos o número da inscrição e a senha no exame. Caso o candidato esteja sem o número da inscrição ou a senha, ele poderá recuperá-los no site da prova (enem.inep.gov.br/resultadosenem). Vale ressaltar que será possível optar por até 2 opções de curso e especificar a ordem de preferência das vagas.

Ao preencher o formulário, deve-se selecionar uma das 3 modalidades de concorrência que são: ampla concorrência, sistema de ações afirmativas oferecidos pela própria instituição ou o sistema de cotas.

Em 2014, de acordo com o que estabelece a Lei de Cotas, é exigido o mínimo de 25% das vagas de cada curso nas instituições federais de ensino ocupadas por estudantes de escola pública. Metade deles deve ser de renda familiar igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita. Além disso, a proporção de negros e indígenas de cada Estado precisa ser respeitada.

Diante disso, a Universidade Federal do Acre (Ufac) anunciou que este ano 50% das vagas serão destinadas aos cotistas. A instituição está aberta para inscrições nos cursos de graduação desde ontem, 6, com prazo previsto para ser encerrado no dia 10. As matrículas serão abertas no dia 14 de janeiro para os aprovados no Sisu,

A Ufac oferece 2.050 vagas, sendo 1.620 para o campus de Rio Branco e 430 para o campus de Cruzeiro do Sul. Outras 130 vagas para os cursos de Psicologia, Música e Letras (Libras/Português) estão sendo ofertadas por meio de um processo seletivo a parte, que utiliza as notas do Enem.

Duas novas turmas devem expandir a oferta neste ano. Medicina surge com mais 40 vagas e o curso de Letras (Libras/Português) só é ministrado em outras 5 universidades brasileiras, de acordo com a pró-reitoria da Ufac.

É importante que o candidato observe que, no período de inscrição no Sisu, é possível fazer alteração dos cursos escolhidos, levando em conta a sua conveniência no que diz respeito à nota de corte divulgada pelo MEC, que se refere à nota mínima no Enem necessária para ocupar a vaga.

A partir de hoje, 7, o Sisu irá informar a classificação estimada dos candidatos e a nota de corte para cada curso.

Caso a nota do concorrente não atinja a exigência mínima, o sistema emitirá uma mensagem informativa. Dessa forma, será possível trocar de opção de curso antes do prazo final.

A classificação é apenas provisória e irá variar conforme a quantidade de inscritos e a nota de cada um deles. Por isso, o monitoramento do candidato ao sistema é importante, já que a classificação não garante a seleção do estudante para a vaga.

O resultado da 1ª chamada será divulgado no dia 13 de janeiro e o da 2ª no dia 27. O candidato que não for selecionado em nenhuma das 2 opções de curso nas chamadas regulares e aquele selecionado na 2ª opção poderá aderir posteriormente à lista de espera. (Com informações Assessoria Ufac)


Categories: Geral
A Gazeta do Acre: