X

Policiais civis realizam manifestação ‘Marco Zero’ e não descartam greve geral

Insatisfeitos com a forma como a categoria vem sendo tratada pelo Governo do Estado nos últimos anos, os policiais civis promoveram uma manifestação denominada ‘Marco Zero’, com o intuito de informar à população a real situação da corporação, que hoje funciona com insuficiência de pessoal, servidores em desvio de função, com promoções atrasadas, direitos desrespeitados.

Desde 2001, o efetivo da Polícia Civil é de 646 agentes. E nos próximos dois anos cerca de 40% desse total poderá se aposentar, de acordo com o presidente do Sindicato dos Policiais Civis do Estado do Acre (Sinpol/AC), Itamir Lima. O ato visa mostrar toda a indignação da categoria contra a forma como o governo tratou os policiais civis, protelando as pautas negociadas até o envio de projeto de lei, que não foi o acordado com a categoria.

“Tal postura só demonstra o descaso com que é tratado o policial civil. Nossa categoria tem pressa e o ‘Marco Zero’ é só o início de uma série de ações que serão desenvolvidas até que seja reintegrada em sua plenitude a dignidade desses profissionais que construíram e trouxeram até aqui a Polícia Civil do Estado do Acre. Estamos tentando negociar desde 2011”, confirma.

A categoria também protesta a falta de um concurso que preencha novas vagas e a escala de alguns civis. De acordo com o presidente, após a divulgação do ato, o Governo do Estado procurou o Sinpol/AC nos últimos dois dias para tentar evitar tomada de ações mais radicais por parte da categoria, propondo esquecer o passado e “recomeçar do zero” as negociações para possível implementação em 2015.

“Segundo assessores do governo, o governador não mandará nenhum projeto de lei para aprovação em 2014”, destacou.

O Sinpol preparou uma cartilha em forma de panfleto que foi distribuída a categoria como forma a orientar com os procedimentos adotados a partir da “Operação Cumpra-se a Lei”. O informativo traz orientações sobre direitos e deveres de agentes e escrivães durante o exercício da profissão. Os informativos também estarão disponíveis nas delegacias.


Categories: Geral
A Gazeta do Acre: