X

Estudante de Cruzeiro do Sul embarca rumo à Rússia para estudar medicina

A estudante Jéssica Ludimile Silva deixou o preconceito para trás e resolveu estudar fora do país. A iniciativa se deu por conta do contato via internet com estudantes que já estão na Rússia. Com o envio de fotos e histórias sobre o ensino do país, Jéssica se apaixonou pela ideia e, então, resolveu arriscar.

A aluna, de Cruzeiro do Sul/AC, 21 anos, viaja no dia 8 de fevereiro para Kursk com mais 25 estudantes de todo o Brasil. Antes de iniciarem a graduação, os alunos farão a Faculdade Preparatória de Medicina em Kursk e terão aulas de Ciências Biológicas em inglês para adaptarem-se à metodologia russa e praticarem o idioma oficial das aulas.

A estudante sabe que não será fácil, mas diz não temer as dificuldades, pois adora novos desafios. “A metodologia rígida não me preocupa, pois a maioria daqueles que são considerados ótimos profissionais geralmente receberam uma determinada ‘pressão’ nos estudos, sendo exigidos a terem e serem o melhor de todos”, diz.

A relação custo-qualidade de ensino na Rússia é incomparável com a maioria das cidades do mundo, já que o estudante terá acesso a um dos melhores sistemas educacionais, com turmas de, no máximo, 12 alunos.

Atualmente, os 11 brasileiros formados no país participam do Mais Médicos, programa lançado em 2013 com o objetivo de suprir a carência de profissionais nos municípios do interior e nas periferias das grandes cidades do Brasil. Além disso, dois desses estudantes passaram no Revalida, sistema de revalidação de diplomas médicos, em sua primeira tentativa. Com isso, a Rússia consegue mostrar a eficácia do ensino concedido no país.

A Aliança Russa cobra um valor simbólico por aluno. Em média, cada estudante paga aproximadamente R$ 7.000 por semestre, valor muito inferior ao das universidades particulares no Brasil, devido ao subsídio dado pelo governo russo aos estrangeiros. A duração dos cursos é de seis anos, e o aluno tem direito a seguro médico, tutoria acadêmica e moradia universitária.  (Carolina Algaves / Linhas Comunicação)


Categories: Geral
A Gazeta do Acre: