Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Governo se reúne com ministérios para discutir situação dos haitianos

 ghaitianos
Representantes do governo do Estado se dirigem para uma reunião interministerial na Casa Civil da Presidência nesta terça-feira, 21. O objetivo é conseguir uma reposta e ação imediata do governo federal quanto à questão dos haitianos na fronteira do Acre com o Peru.

 O encontro terá representantes da Presidência da República, Ministério da Justiça, Ministério da Saúde e diversas outras pastas. A comitiva acreana será composta pela subchefe da Casa Civil, Nazareth Lambert, o secretário de Assistência Social, Antônio Torres e o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Nilson Mourão. “Muitos têm chegado e quase nenhum tem saído. Empresas não estão mais contratando e o governo está se esforçando para arcar com a ajuda. Vamos mostrar o quadro atual e buscar uma solução definitiva junto à União”, explica Nilson Mourão.

 Atualmente 1.200 imigrantes estão no abrigo em Brasília. Em média mais 70 entram no país diariamente. “O que queremos é uma ação para evitar tumultos. Essa é uma região de fronteira, essa questão deve ser tratada pela união”, conta a subchefe da Casa Civil, Nazareth Lambert. Atualmente o governo federal tem ajudado no custeio da alimentação. Já o governo do Estado tem cuidado do espaço que serve de abrigo, colchões, água, banheiros, materiais de higiene, atendimento médico e até atividades culturais.


Sair da versão mobile