Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Imigrantes haitianos serão atendidos pelo programa Saúde Itinerante

HAITIANOS 2A equipe do programa Saúde Itinerante está nas estradas acreanas todos os fins de semana, levando atendimento médico especializado à população que reside em locais de difícil acesso ou que anseia por uma consulta ou exame específico e não tem como vir até a Capital para realizá-lo. Dessa vez, os imigrantes haitianos receberão atendimento, nos dias 24 e 25 deste mês, em Brasiléia.

Os atendimentos serão realizados no Centro da Juventude, próximo ao abrigo dos imigrantes. A Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) ofertará consultas nas áreas de clínica médica, gastroenterologia, pediatria, dermatologia, psiquiatria, infectologia e cardiologia, além de exames como: ultrassonografia, eletrocardiograma e análises laboratoriais (bioquímicos, hematológicos, sorológicos, imunológicos, hormonais e urinálise). (Marcelo Torres / Assessoria Sesacre)

Uma campanha de vacinação pretende imunizar todos os imigrantes que estão alojados no município de Brasiléia, distante 232 km de Rio Branco. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a ação deve ocorrer a partir da terça-feira (28). O trabalho vai ter o suporte da Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre).

De acordo com o coordenador do Programa Estadual de Imunização, Ivan Galvão, apesar do número de imigrantes ser rotativo, a campanha se prepara para vacinar aproximadamente 2.500 pessoas. O atendimento será feito por 6 servidores, 3 vacinadores e 3 para fazer os registros.

Segundo a secretária de Saúde de Brasiléia, Aldenice Ferreira, as vacinas que serão aplicadas são a tríplice viral, febre amarela e hepatite B. Para as vacinas que necessitam do reforço, os imigrantes vão receber orientação sobre como continuar o ciclo. (Caio Fulgêncio, Do G1/AC/ Foto: Cedida)

Sair da versão mobile