15 de setembro de 2025
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

15 de setembro de 2025
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

Força tarefa facilitará translado de imigrantes para saírem do Acre

A Gazeta do Acre por A Gazeta do Acre
28/01/2014 - 16:17
Manda no zap!CompartilharTuitar

No sábado Tião Viana esteve no abrigo para avaliar situação atual Foto Diego Gurgel SecomO governador Tião Viana reuniu-se com os secretários Nílson Mourão, de Justiça e Direitos Humanos; Antônio Torres de Desenvolvimento Social e Márcio Veríssimo, de Planejamento,  para anunciar que uma força tarefa entre Governo do Estado e Governo Federal. A ação vai permitir maior facilidade para a saída dos imigrantes, em maioria haitianos e senegaleses, que estão atualmente no abrigo de Brasiléia.

“Este é um encaminhamento para ação imediata que visa reduzir o número de imigrantes que estão no Acre. Sabemos que o destino final dessas pessoas não é o Estado. Eles querem ir para outras cidades do centro-sul do país e é por isso que essa força tarefa foi necessária”, explicou o secretário Nílson Mourão.

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

Antônio Torres declarou que esta foi a modalidade mais recente escolhida pelos governos estadual e federal para reduzir o número de haitianos em Brasiléia e, assim, reduzir gastos com a manutenção do abrigo que hoje tem 1.300 imigrantes em acolhimento. “Visa também evitar eventuais transtornos naquela cidade que é pequena e não oferece condições para acolher tantas pessoas”, complementou.

Visita aos abrigados – No último sábado, 25, Tião Viana fez uma visita ao abrigo acompanhado pelo vice-presidente do Senado, Jorge Viana; a deputada federal Perpétua Almeida e os secretários de Estado, Reni Graebner, de Segurança Pública e Antônio Torres, do Desenvolvimento Social.

O governador disse que o Acre participa da ajuda humanitária, mas que clama por uma resposta mais ágil de órgãos federais para solucionar a situação.

“O Ministério da Ação So-cial tem agido muito bem com o Acre, a presidenta Dilma também bem. Mas, o Itamaraty, sobretudo, o Ministério da Justiça e outros ministérios envolvidos, como o Ministério do Trabalho, têm que ter uma ação mais objetiva, mais direta para dar solução para esse impasse de represamento humano que estamos tendo aqui em Brasiléia”, afirmou.

Tião garantiu que seguirá fazendo apelos em Brasília para que, ainda nas próximas semanas, os ministérios envolvidos deem uma resposta à situação registrada no município acreano. “São três anos de um sofrimento compartilhado e injustificável”, observou ele.

Bancada federal vai reforçar pedidos – A deputada federal Perpétua Almeida classificou como “situação vexatória e constrangedora”. Perpétua Almeida observa que se o Governo Federal decidiu receber os imigrantes, não poderá ser feito nas condições que está acontecendo.

“Se o Governo Federal decidiu acolher, precisar acolher com dignidade. O certo é fazer com que os imigrantes retirem sua documentação de maneira rápida, assim eles seguem para as grandes cidades, onde eles realmente querem ir atrás de emprego e dignidade”, declarou.

O senador Jorge Viana disse que o Estado é um dos lugares do país que vive a situação mais grave hoje. “Esse acampamento de refugiados é, para mim, o maior que temos hoje na América Latina. Precisamos adotar algumas medidas para resolver essa situação ou então, vamos pagar um preço de situações que são previsíveis. Em algum momento vai acontecer uma tragédia porque mais de 10% da população dessa cidade hoje são haitianos e de pessoas de outras nacionalidades que estão aqui de passagem e, isso é insustentável, para a população e para esses imigrantes que vêm em busca de uma salvação”, concluiu.

Jorge Viana frisou que este assunto já foi debatido no Senado, que comissões já vieram ao Estado, mas lamenta que a solução definitiva não chegue.

“Vou abrir os trabalhos do Senado nesta semana fazendo essa denuncia novamente, até que os órgãos da própria ONU (Organizações das Nações Unidas) venham para cá e fiquem aqui até encontrarmos uma solução para esse problema que hoje, só conta com a ajuda do Governo do Estado e apoio do Governo Federal”, finalizou. (Nayanne Santana / Agência Acre/ Foto: Diego Gurgel/ Secom)

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

Jorge Viana defende unidade da Frente Popular para eleições 2014

Próxima Notícia

Filho de peixe… aos 18 anos, filho do rei Artur vai jogar no sub-20 do Remo/PA

Mais Notícias

Foto: Dharcules Pinheiro
1º destaque

Acre sanciona pacote de leis que reforça direitos sociais, ambientais e do Judiciário

15/09/2025
Foto: Wellington Vidal
3º destaque

Prefeitura de Rio Branco inicia tratativas para municipalização de escolas estaduais

15/09/2025
Foto: Ingrid Kelly/Secom
Destaques Cotidiano

Ex-jogador Zico chega a Rio Branco e é recepcionado por fãs e autoridades

15/09/2025
Foto: TJAC
4º destaque

Justiça permite que candidato eliminado retome concurso no Acre

15/09/2025
Foto: Cedida
6º destaque

Correios inaugura primeiro Ponto de Coleta em Rio Branco; veja como funciona

15/09/2025
Foto: Ilustração
Destaques Cotidiano

Rio Branco se une ao maior movimento global de limpeza e sustentabilidade

15/09/2025
Mais notícias
Próxima Notícia

Filho de peixe... aos 18 anos, filho do rei Artur vai jogar no sub-20 do Remo/PA

Atlético/AC começa a treinar no dia 3 de fevereiro: ‘este ano é azul e branco’

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre