X

CTB manifesta apoio a servidores demitidos da empresa Tucano

Uma manifestação em frente ao prédio da Prefeitura de Rio Branco chamou a atenção de quem passou pelo Centro na manhã desta terça-feira, 7. Representantes da Central dos Trabalhadores do Brasil (CTB) protestaram contra a demissão dos servidores da empresa Tucano, responsável pela coleta de lixo. A firma teve seu contrato encerrado no último dia 31 de dezembro.

Segundo o presente da CTB/AC, José Chaves, a maioria dos trabalhadores foi aproveitada: cerca de 80%. Porém, outros continuam desempregados.

“É um absurdo! Trabalhadores dedicados, após a troca de empresas, continuam aguardando a contratação. Estamos aqui para lembrar ao prefeito da promessa de aproveitar todos os funcionários da Tucano”, ressalta o presidente.

Uma carta assinada pelo movimento sindical informa que um mês antes do término do contrato, a Tucano demitiu vários funcionários e deixou de recolher o lixo da cidade.

Por outro lado, o secretário Municipal de Serviços Urbanos, Kellyton Marinheiro, disse que a prefeitura cumpriu a promessa feita e que a maior parte dos trabalhadores da empresa Tucano foi contratada pela Limpebras, a atual responsável pela limpeza da cidade.

“A prefeitura fez essa transição aproveitando a capacitação da mão de obra que tinha na Tucano. Vários trabalhadores, inclusive do corpo técnico, foram aproveitados na nova empresa, a Limpebras. O pessoal da oficina, os garis, o administrativo foi aproveitado. A empresa atendeu a prefeitura, mas ela também tem autonomia”, confirma o secretário.

Categories: Geral
A Gazeta do Acre: