Professora acreana vai apresentar metodologia inovadora em Portugal

Misturando jogos e matemática, a professora Alzenira de Oliveira Carvalho conquistou o interesse dos alunos em aprender a matéria bicho papão. A metodologia chamou a atenção fora do país e por conta disso, a professora acreana foi convidada para expor a metodologia diferenciada em Portugal.

Após muita resistência, inclusive, de diretores, Alzenira conseguiu na escola Berta Vieira o espaço necessário para ensino da matemática. “A diretora Nazinha Arruda abraçou a ideia e estamos há três anos aplicando essa metodologia e já percebemos avanços significativos comprovados através de avaliações externas como o Ideb, por exemplo”, confirma.

Os jogos são adaptados para que o aluno aprenda jogando. “E os jogos podem ajudar em qualquer tema, seja adição, subtração ou qualquer outro”, confirma a professora. Mais ou menos 500 alunos já participaram das aulas diferenciadas. Alguns deles se tornaram monitores para ajudar os que possuem maior dificuldade.

A iniciativa é apoiada pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) na Universidade Federal do Acre (Ufac).

“Percebemos que os alunos estão mais comprometidos com o estudo, por isso, realizamos oficinas com outros professores. Essa nova didática trazida pela professora Alzenira tem nos dado um orgulho tremendo!”, comemora a diretora.

Para ir a Portugal, a professora disputou cinco vagas oferecidas para a Região Norte e é a única na disciplina de matemática. “Estou muito satisfeita. Vou passar um mês em Portugal aprendendo outras didáticas para trazer para nossa escola”, confirmou Alzenira de Oliveira.

Assuntos desta notícia

Join the Conversation