Pular para o conteúdo

Professora acreana vai apresentar metodologia inovadora em Portugal

Misturando jogos e matemática, a professora Alzenira de Oliveira Carvalho conquistou o interesse dos alunos em aprender a matéria bicho papão. A metodologia chamou a atenção fora do país e por conta disso, a professora acreana foi convidada para expor a metodologia diferenciada em Portugal.

Após muita resistência, inclusive, de diretores, Alzenira conseguiu na escola Berta Vieira o espaço necessário para ensino da matemática. “A diretora Nazinha Arruda abraçou a ideia e estamos há três anos aplicando essa metodologia e já percebemos avanços significativos comprovados através de avaliações externas como o Ideb, por exemplo”, confirma.

Os jogos são adaptados para que o aluno aprenda jogando. “E os jogos podem ajudar em qualquer tema, seja adição, subtração ou qualquer outro”, confirma a professora. Mais ou menos 500 alunos já participaram das aulas diferenciadas. Alguns deles se tornaram monitores para ajudar os que possuem maior dificuldade.

A iniciativa é apoiada pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) na Universidade Federal do Acre (Ufac).

“Percebemos que os alunos estão mais comprometidos com o estudo, por isso, realizamos oficinas com outros professores. Essa nova didática trazida pela professora Alzenira tem nos dado um orgulho tremendo!”, comemora a diretora.

Para ir a Portugal, a professora disputou cinco vagas oferecidas para a Região Norte e é a única na disciplina de matemática. “Estou muito satisfeita. Vou passar um mês em Portugal aprendendo outras didáticas para trazer para nossa escola”, confirmou Alzenira de Oliveira.