Pular para o conteúdo

Governo aplicará R$ 700 milhões na área de Saúde em 2014

 saude700m
A secretária de Saúde, Suely Melo apresentou ao governador Tião Viana, na manhã desta quarta-feira, 15, o cronograma e ações que a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) deve executar este ano. Pelo planejamento, a previsão é de que R$ 700 milhões serão aplicados no setor ao longo de 2014, sem incluir gastos com contratação de pessoal.

“Ao longo dos últimos três anos, construímos uma base estrutural para qualificação, melhoria da qualidade de assistência em saúde e implantação de novos serviços como o programa de saúde auditiva, de saúde bucal, saúde do homem. Este será um ano muito promissor nessa área”, observa a secretária.

 Obras estruturantes fundamentais para o fortalecimento do atendimento de saúde também fazem parte das atividades deste ano, como as das Unidades de Pronto Atendimento (UPA) da região da Baixada, da Cidade do Povo e Epitaciolândia; Instituto de Traumatologia e Ortopedia (Into); o Hospital Regional de Brasileia; reforma e ampliação de hospitais do interior do estado.

 Suely Melo reforça que a Sesacre também permanece com os investimentos na atenção básica com o apoio do programa Mais Médico, do governo federal. “É necessário uma atenção básica fortalecida para termos, como consequência, uma população mais saudável. Porém, o cidadão que precisou dos serviços de média e alta complexidade pode perceber que, em 2013, conseguimos habilitar a maioria dos serviços dessas áreas. Os habitantes do Acre estão com alta resolutividade no Sistema Único de Saúde (SUS)”, completou.

 Outro setor fortalecido, e que deve continuar recebendo suporte do governo por meio da Sesacre, foi o de qualificação e formação do quadro de servidores. Nos últimos três anos foram ofertados mestrados, doutorados, residência médica, entre outros, e a proposta é que os projetos de capacitação sejam ampliados.