* Rendendo ainda bastante na Assembleia e nas redes sociais a proposta do deputado Luiz Tchê de devolver o Acre à Bolívia.
* Aí um internauta deu outra sugestão: devolver só o deputado e os bolivianos devolveriam o cavalo que o Brasil teria trocado pelo território do Acre.
* Ou seja, o Tchê pelo cavalo.
* Já outro sugeriu devolver o Tchê ao seu estado de origem, o Rio Grande do Sul, em troca de uma cuia de chimarrão ou tererê.
* Bobagem, tudo bobagem.
* Tchê só está fazendo manha, beicinho para ver se ele e seu partido, o PDT, conseguem uma fatia maior no bolo que está sendo dividido na Frente Popular.
* Agora, tratando de questões realmente sérias, aquilo que se previa e se temia aconteceu:
* o Acre acabou mesmo isolado do Centro-sul do país com o fechamento da BR-364 devido à cheia do Rio Madeira.
* Mas este não é o problema maior.
* Até porque a Polícia Rodoviária Federal interditou a rodovia por questão de segurança e ontem mesmo já havia sido liberada.
* O problema maior e mais grave é a construção da ponte sobre o Rio Madeira que não sai nunca.
* Isso sim teria que ser cobrado com veemência e estridência pela bancada federal do Acre – nossos senadores e deputados.
* Mostrar para o ministro dos Transportes, para o Dnit e para a presidente Dilma Rousseff que o Acre não pode mais ficar na dependência de uma balsa para se abastecer e tocar seus projetos de desenvolvimento.
* É até humilhante
* Sobretudo, sabendo que essas balsas só ainda estão operando por força de um lobby perverso de alguns políticos e empresários que estão faturando um dinheirão.
* Mas, com uma ou outra exceção, não se viu nenhum parlamentar indignado com essa situação.
* Impressionante a quantidade de servidores públicos – estaduais e federais- anunciando paralisações.
* Nada a opor ao seu direito de reivindicarem melhorias salariais e, também, porque, espertos, eles sabem que a campanha eleitoral está sendo antecipada.
* Só tem uma perguntinha: com é que ficam a sociedade e os contribuintes, que precisam dos serviços públicos?
* Vão também paralisar o pagamento de impostos, de tributos?
* É preciso ver este lado, também.
* Falaram mal, meteram o pau, mas já tem gente vendendo apartamento no Manoel Julião para se credenciar e financiar uma casa no Cidade do Povo.
* Passando aqui nos altos deste matutino o Eró Chaves anunciando a volta do Urubu Cheiroso neste Carnaval.
* A ideia é resgatar o Carnaval de anos passados, mais participativo, irreverente e sem gastar o dinheiro público (ver matéria nesta edição).
* Rio Acre continua subindo e muitas famílias voltando para o abrigo no Parque de Exposição.
* A velha história de enxugar gelo, até que se tenha a coragem de desativar essas áreas reconhecidamente alagadiças, cercar e trans-formá-las em parques ou lagos.
* Sacanagem o que andam espalhando por aí: que o Fogão está ‘terceirizando’ torcida nos jogos pela Libertadores.