Pular para o conteúdo

Governo, prefeitura e entidades promovem programação de carnaval

 O governo do Estado, por meio da Fundação Elias Mansour (FEM), a Prefeitura de Rio Branco, por intermédio da Fundação Garibaldi Brasil (FGB), e entidades da sociedade civil promovem em parceria programação de carnaval de cunho cultural e popular.

 A partir da segunda quinzena de fevereiro, estão previstos eventos pré-carnavalescos.

 O calendário apresenta a pré-seleção dos candidatos à Realeza do Carnaval, na Concha Acústica, dia 22 deste mês, das 18 às 22h, e o tradicional Esquenta do Carnaval 2014, no Mercado Velho, no dia 23. A grande final do Concurso da Realeza será no dia 27 de fevereiro, em local a ser definido.

 O desfile dos blocos carnavalescos terá como palco a Amadeo Barbosa, no dia 28 de fevereiro. Os representantes das cinco agremiações organizadas construíram em parceria com o poder público o regimento de apresentação dos blocos de Rio Branco para uma melhor organização do evento.

 Para a terceira idade e público infantil, será oferecida programação com bailes durante a quadra carnavalesca, de 1 a 4 de março, nos espaços  Lydia Hammes, Sborba e  O Casarão. A criançada também poderá participar dos bailes infantis na Concha Acústica, no domingo, 2 de março e na terça-feira, no dia 4, sempre a partir das 17h.
O tradicional Carnaval Popular nos bairros terá o apoio direto da prefeitura de Rio Branco, por meio da FGB.  “Este evento, que começou a ser promovido no carnaval passado resultou numa parceria positiva entre a prefeitura e as associações comunitárias”, ressalta o presidente da FGB, Rodrigo Forneck. Para participar as associações de bairro deverão atender a critérios específicos apresentados, por meio de edital a ser lançado pela FGB.

Baile Solidário – O antigo baile de Carnaval que era realizado na Tentamem, após um ano de interrupção, retorna ao calendário, e passa a ter caráter beneficente. Toda renda será revertida para ações do Acre Solidário.

 Com o título de “Carnaval Solidário: Baile à Fantasia”, a festa ocorre no dia 21 de fevereiro, no Maison Borges. “O Baile, traz a essência de resgatar a alegria das antigas folias, ao ritmo de marchinhas, sambas enredos e tradicionais músicas de carnavais. É preparar a fantasia para brilhar de forma solidária no evento”, disse Karla Martins, presidente da FEM. Os ingressos começam a ser vendidos na próxima semana.