X

Biometria atinge 80% do eleitorado de Rio Branco

 
Com 80% do eleitorado de Rio Branco recadastrado por meio da identificação biométrica, a capital acreana terá pela primeira vez eleições com o novo procedimento implantado pelo Tribunal Superior Eleitoral. É que as eleições biométricas só são validadas nas cidades que atingem o mínimo de 80% do eleitorado, cuja meta foi alcançada nesta sexta-feira, 14, em Rio Branco.

 Com isso, o Acre já soma três municípios que votam pelo procedimento que garante mais segurança ao voto: Assis Brasil, Bujari e Rio Branco. Em 2015, o Tribunal Regional Eleitoral do Acre deverá avançar para o interior do Estado, recadastrando novos eleitores. Pelo planejamento do TSE, todo o Brasil deverá ter eleições biométricas até 2018.
Por enquanto, o recadastramento biométrico é obrigatório somente para os eleitores de Rio Branco, e aqueles que não buscarem o atendimento – disponível em sete pontos da cidade – terão o título cancelado e não poderão votar nas eleições de 2014.

 Rio Branco possuía 230 mil eleitores sujeitos a revisão biométrica no início do prazo, que foi em maio de 2013. Destes, 184 mil já fizeram o recadastramento. Soma-se a esse número o total de 10.800 novos eleitores e 13.500 transferências de outros municípios para Rio Branco. Nesse momento Rio Branco conta com 208.169 eleitores. Como o prazo termina no dia 1º de março, o Tribunal estima que o percentual de eleitores recadastrados cresça pelo menos mais 5%.

“É importante que os eleitores ainda não recadastrados compareçam aos pontos de atendimento biométrico da Justiça Eleitoral e garantam a regularidade do seu título. Assim ele poderá exercer seu direito de votar e evitará outras graves consequências que surgem com o cancelamento do documento”, reforçou o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Acre, desembargador Adair Longuini.

 Ainda de acordo com o presidente, o fato de o eleitor não poder votar nas eleições de 2014 é apenas uma das consequências do cancelamento do título. A irregularidade do documento impacta no CPF e poderá trazer outros prejuízos ao cidadão que recebe aposentadoria, pensão ou programas sociais, como o Bolsa Família.

 Para ser recadastrado, basta que o eleitor compareça ao atendimento portando um documento oficial com foto e o comprovante de endereço. Quem não tiver o comprovante deverá apenas informar o endereço corretamente. Eleitores do sexo masculino, maiores de 18 anos, que irão tirar o título pela primeira vez, devem apresentar também o certificado de reservista.
Os locais de atendimento biométrico são: Fórum Eleitoral de Rio Branco, em frente à Justiça Federal; Via Verde Shopping; Detran, em frente ao 7º BEC; Hospital das Clínicas (Fundhacre), OCA, ônibus da biometria em frente ao Palácio Rio Branco e o prédio do TRE localizado no Centro, próximo ao Terminal Urbano. Todos funcionam de 8h às 17h, exceto o Via Verde Shopping, que é de 10h às 22h, de segunda a sábado, e de 12h às 22h aos domingos. Na OCA o atendimento inicia às 7h.

Categories: Geral
A Gazeta do Acre: