18 de fevereiro de 2026
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

18 de fevereiro de 2026
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

Cheia do Rio Madeira obriga mil famílias a deixar casas em Porto Velho

A Gazeta do Acre por A Gazeta do Acre
18/02/2014 - 21:55
Manda no zap!CompartilharTuitar

cheiariomadeirapvh 
As chuvas têm deixado famílias desabrigadas em diversos estados da Amazônia. A situação é mais crítica em Rondônia. Na capital Porto Velho, mil famílias tiveram de deixar suas casas por causa da cheia histórica do Rio Madeira e seis localidades, entre distritos e bairros, foram afetados. Hoje (18), o nível do rio atingiu 17,79 metros. A maioria das famílias retiradas das áreas de risco foi levada para 11 abrigos da prefeitura ou está em casas de parentes. Os moradores do distrito de Fortaleza do Abunã, que fica a 260 quilômetros de Porto Velho, estão ilhados.

 Segundo o chefe de operações da Defesa Civil Municipal, Paulo Afonso Alves, as equipes de resgate têm se revezado para socorrer os moradores. O resgate é “tanto aéreo, quanto terrestre e marítimo”. Uma campanha visa a arrecadar alimentos, roupas e água para as vítimas. As doações podem ser entregues na sede da prefeitura.
De acordo com a Defesa Civil estadual, no município de Nova Mamoré, 35 turistas foram resgatados e levados para Porto Velho, após a interdição de pontes na BR-242. Nessa região, mais de 450 pessoas estão desalojadas.

 No Acre, o nível do Rio Acre chegou a 14, 5 metros, afetando as cidades de Assis Brasil, Brasileira e Xapuri. Os abrigos receberam 70 famílias. O Rio Iaco, em Sena Madureira, também transbordou. A enchente afetou o município de Tarauacá.

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

 No Amazonas, a cheia dos rios causou estragos na Região do Alto Juruá. Em Boca do Acre, há 400 famílias desabrigadas e mais de 3 mil foram afetadas. O coronel Roberto Rocha, secretário executivo de Proteção e Defesa Civil do estado, informou que o socorro a quem vive na zona rural é demorado por causa da dificuldade de acesso. Segundo ele, são mais de três dias de barco para chegar às comunidades mais isoladas.

 O coronel explica que o alto índice de chuvas e a instalação de hidrelétricas em Rondônia têm contribuído para aumentar o nível dos rios nessa época do ano. “As chuvas na região de Porto Velho e as duas hidrelétricas construídas em Rondônia fazem com que [ o volume de água das usinas] fica acima da média e as comportas ficam abertas o tempo todo, para a vazão da água. Esse volume de água afeta os rios da Amazônia.”

 De acordo com o meteorologista do Sistema de Proteção da Amazônia, Marcelo Gama, a cheia dos rios também é impactada pelas chuvas nos países vizinhos à Amazônia.

 No Maranhão, o acesso às cidades de Açailândia e Imperatriz foi restabelecido na tarde de ontem (17). No último domingo (16), foi interditado o trecho da BR- 010 que liga as cidades, após o surgimento de uma cratera.

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

ANS anuncia suspensão de 111 planos de saúde

Próxima Notícia

19/02/2014

Mais Notícias

Foto: © Paulo H. Carvalho/Agência Brasília
Geral

Caso Vasco-AC: Associação de Mulheres repudia declarações de técnico e pede prisão de jogadores acusados de estupro

18/02/2026
Foto: Eduardo Gomes/Detran
1º destaque

Acre segue em alerta para chuvas intensas e ventos de até 60 km/h até sexta-feira

18/02/2026
Foto: David Rangel/Secom
Destaques Cotidiano

Por que a Quaresma começa logo após o Carnaval?

18/02/2026
Foto: Reprodução
2º destaque

Urgente: criança de 9 anos é encontrada morta dentro de casa no interior do Acre

18/02/2026
"Índio Acreano" sobe de categoria em busca de segundo cinturão no Shooto Brasil
Geral

“Índio Acreano” sobe de categoria em busca de segundo cinturão no Shooto Brasil

18/02/2026
Foto: Reprodução
3º destaque

Adolescente indígena morre após acidente entre moto e carro no Acre

18/02/2026
Mais notícias
Próxima Notícia

19/02/2014

Recuperação de área degradada pode ser financiada por Fundo

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre