X

Comércio: mais de 1.600 veículos já foram financiados no Acre desde janeiro

O trânsito por todo o Acre está cada vez mais está se enchendo de veículos, e esta é uma realidade nítida ao se olhar para as ruas dos municípios do Estado. Mas outra realidade não tão perceptível é que uma das principais maneiras de os acreanos adquirirem seus veículos próprios ainda são os financiamentos, incluindo os consór-cios. De acordo com um levantamento da Cetip, o Acre teve em janeiro um total de 1.612 veículos adquiridos através de financiamentos.

O número é relativamente alto para a realidade local. Para se ter ideia, um estado como o Espírito Santo, da região Sudeste do país e com uma população de quase quatro milhões de habitantes (cinco vezes maior do que a de acreanos), apresentou em janeiro 1.621 financiamentos de veículos. Isto é, apenas 9 casos de financiamentos a mais do que no Acre.

Destes 1.612 veículos financiados aqui em janeiro, 771 deles foram carros, 505 foram motos, 279 foram veículos comerciais leves, 48 caminhões e 9 foram de transporte coletivo (ônibus).

Outra característica singular é que a maioria deles foram veículos zero km. Ao todo, 1.109 dos financiamentos foram para veículos novos (430 carros, 499 motos, 147 veículos comerciais leves e 33 caminhões) e 503 foram para os usados (341 carros, 132 veículos comerciais leves, 15 caminhões, os 9 ônibus e apenas 6 motos). 

Em toda a região Norte, foram realizados 32.023 financiamentos no mês passado. O Acre teve uma representatividade de 5% no total de financiamentos regionais. Em outras palavras, de cada 100 veículos financiados em toda a Região Norte, pelo menos 5 foram no Acre.

Vale destacar que a Cetip é a instituição que opera o maior banco de dados privado de informações sobre financiamentos de veículos do país: o Sistema Nacional de Gravames (SNG). Todos os números do levantamento contemplam os veículos comercializados por crédito direto ao consumidor (CDC), leasing e autofinanciamento (consórcio). (Foto: Cedida)

Categories: Geral
A Gazeta do Acre: