Pular para o conteúdo

Faltam duas semanas para o fim do recadastramento biométrico

boimetria2s 
Faltando apenas duas semanas para o fim do recadastramento biométrico na Capital, o Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TER/AC) orienta aos 47 mil eleitores que ainda não se regularizaram, para que procurem o atendimento biométrico o quanto antes, a fim de evitar o cancelamento do título de eleitor. De acordo com a Resolução do Tribunal, que autoriza a revisão biométrica do eleitorado da Capital, o prazo não será prorrogado.

 O eleitor que perder o prazo do recadastramento terá o título cancelado. Entre as conseqüências de ter o título cancelado o eleitor fica impedido de votar nas próximas eleições e não poderá obter a certidão de quitação eleitoral, documento indispensável para emitir passaporte, fazer matrícula em universidades ou tomar posse em cargo público. A irregularidade também acarreta pendência no CPF, o que pode trazer problemas para os que recebem benefícios sociais.

 O recadastramento biométrico, que permite identificar o eleitor por meio de suas impressões digitais, traz mais segurança à identificação do eleitor no momento da votação. O recadastramento biométrico em Rio branco teve inicio no dia 7 de maio, e se encerra no dia 1º de março. Até o momento dos 230 mil eleitores que votam na cidade, 182 mil fizeram o recadastramento, o que representa 79%.

 Os locais de atendimento biométrico são: Fórum Eleitoral de Rio Branco, em frente à Justiça Federal; Via Verde Shopping; Detran, em frente ao 7º BEC; Hospital das Clínicas (Fundhacre), OCA, ônibus da biometria em frente ao Palácio Rio Branco e o prédio do TRE localizado no Centro, próximo ao Terminal Urbano (neste local o atendimento também é feito aos sábados até as 12h).

 Para fazer o recadastramento é necessário que o eleitor leve um documento com foto e informe o endereço residencial completo. Eleitores do sexo masculino, maiores de 18 anos, e que irão tirar o título pela primeira vez devem apresentar certificado de reservista.