Filas extensas marcam últimos dias de recadastramento biométrico

Quem deixou para realizar o recadastramento biométrico na última semana está tendo que enfrentar filas extensas nos pontos de atendimento. Com apenas 3 dias para o fim do prazo, apenas 84,35% buscaram fazer a revisão, aponta o Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE/AC). A estimativa é de que pelos menos 20 mil eleitores tenham seus títulos cancelados.

De acordo com o diretor-geral do TRE/AC, Carlos Vinícius Ribeiro, cerca de 35 mil pessoas ainda não procuraram o atendimento. Apesar disso, ele afirma que as eleições não serão prejudicadas. “Isso não será motivo para que não haja o 2º turno. É eleição estadual, então se leva em conta o número de eleitores no Estado. Se fosse municipal, ainda assim não seria problema. Já temos, com os cadastrados, os eleitores novos e os transferidos mais de 220 mil pessoas regularizadas”.

Carlos Vinícius destaca que a vida do cidadão hoje é inviável sem o título eleitoral. “A gente vem avisando há 10 meses que não haveria prorrogação e não haverá. Essas pessoas vão ter alguns prejuízos, porque precisam entender que o documento eleitoral é obrigatório no Brasil. Isso acarreta problema com o CPF, em tomar posse em um cargo público, tirar passaporte, fazer matrícula em universidades federais, tirar a 2ª via do RG. Enfim, ela não consegue viver. Ou agora ou depois irão nos procurar. Só que agora tem essa estrutura grande para fazer o atendimento. Depois do dia 1º de março, quando procurar a Justiça Eleitoral, terá de pagar multa por não ter comparecido à revisão. Teve dia de a gente atender 400 pessoas, com essa estrutura toda parada. A obrigação do TRE/AC é fazer um atendimento de qualidade”.

É importante ressaltar que, apesar de não serem mais obrigados a votar, os idosos devem se recadastrar para que mantenham a regularidade do CPF, que depende também do título eleitoral.

Até sexta-feira, 28, os atendimentos estão sendo realizados na Fundação Hospitalar, no Detran/AC, no prédio do TRE/AC próximo ao Terminal Urbano, na Central de Atendimento ao Eleitor, e no ônibus, que muda de local de acordo com a demanda, das 8h às 17h. Na OCA, os trabalhos serão das 7h às 17h e no Via Verde Shopping das 10h às 22h.

No sábado, último dia de recadastramento biométrico, apenas três pontos realizarão o atendimento. São eles: a Central de Atendimento ao Eleitor (de 8h até 18), o prédio do TRE/AC próximo ao Terminal Urbano (de 8h até 18) e no shopping das 10h até às 21h30.

Assuntos desta notícia


Join the Conversation