Pular para o conteúdo

Governo do Estado empossa 1020 novos professores

professores 13 02 14  SV 23Com o Teatro Plácido de Castro lotado na tarde desta quinta-feira, 13, o Governo do Estado do Acre começou a dar posse dos 1020 novos professores da rede pública estadual. Só nessa solenidade, 541 novos professores de Rio Branco, Senador Guiomard e Bujari foram empossados no novo cargo. Na sexta-feira, 14, todos os outros municípios darão posse aos seus professores nos núcleos de educação. E, até semana que vem, uma terceira chamada será feita, totalizando 2.113 novos professores efetivos e 486 para pessoal de apoio, o maior concurso da educação da história do Acre.

O governador em exercício César Messias esteve presente e ressaltou que esse foi um momento histórico. “O governador Tião Viana está muito triste de não poder estar aqui, mas manda um abraço para todos. E eu tenho certeza que o trabalho de vocês será muito importante para o futuro do Acre, do Brasil. Nosso Estado vai ser mais feliz com vocês aqui, a partir de hoje, nessa jornada que temos por um Acre melhor. Este concurso é uma prova de que tratamos a educação como prioridade”, disse o governador.

O concurso foi feito em 2013, apenas para cargos efetivos, reforçando o quadro estadual e eximindo o Estado da necessidade de novos concursos provisórios. Segundo o secretário de Educação, Daniel Zen, os aprovados “muito nos honram com o êxito que. Foi o maior concurso para educação da história do Acre e o processo mais tranquilo que tivemos também. O serviço público é muito gratificante e nos traz muito orgulho. O trabalho que a gente faz atinge diretamente o cidadão, aquele que realmente movimenta e do qual precisa a máquina pública”.

Um momento único
Parceira para a realização do concurso, a secretária de Gestão Administrativa, Flora Valladares, mencionou o atual momento de dificuldades da gestão pública, mas ressaltou que ainda assim educação não é onerar, mas investir. “Estamos finalizando um concurso de mais de 2.100 vagas que acrescenta mais de R$ 2,5 milhões mensais a folha salarial. Para vocês verem como o governo se importa com a educação. E por favor, tenham uma verdadeira dedicação por aqueles que estão em sala de aula”, ressaltou.

Entre as cadeiras do Teatrão tomadas por novos professores e seus familiares, emocionados com o momento da posse, estava Evanilda da Silva. Com um largo sorriso no rosto, ela fez questão de agradecer pela oportunidade: “Eu posso resumir esse momento em uma só palavra, ‘dignidade’. Trabalho há 12 anos com educação, fui provisória e agora sou efetiva. Eu lembro que quando eu vi a concorrência pra pedagogia fiquei até desanimada. Mas com o apoio da minha família e a graça de Deus eu passei. Tô muito feliz”. (Samuel Bryan / Agência Acre/ Foto: Secom)