Pular para o conteúdo

Horário de Verão termina neste domingo e vai mudar rotina de voos, TV e bancos

Termina à 0h deste domingo (16) o horário de verão, com isso, o Estado do Acre passa a ficar com duas horas de diferença a Brasília. A população deve estar atenta às mudanças, por exemplo, os bancos, a partir da próxima semana, abrem das 9h às 14h. As alterações ocorrem  na grade de programação das TV´s e nos voos comerciais.

A mudança deixará o dia 15 de fevereiro mais longo, com 25 horas, repondo a hora que foi adiantada no dia 20 de outubro de 2013. O atraso de uma hora deverá acontecer apenas nos estados Distrito Federal, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Quem precisa viajar, deve estar atento ao horário, mas a Infraero informa que as empresas aéreas farão as alterações automaticamente na emissão do bilhete. Porém, qualquer dúvida, é só entrar em contato com a empresa aérea.

As casas lotéricas abrirão no horário comercial, o que modifica é o sistema, que acompanha o bancário. Nos quatro meses em que esteve em vigência, a estimativa é que a medida tenha reduzido em torno de 4% os níveis máximos de demanda por energia no sistema da Copel no Paraná durante um dos períodos mais críticos do dia, entre 18 e 21 horas (no verão, entre 19 e 22 horas).

Entenda o horário
A medida começou a ser aplicada no Brasil na década de 1930, durante o governo do presidente Getúlio Vargas. A primeira edição durou quase seis meses: de 3 de outubro de 1931 até 31 de março de 1932. Nos 35 anos seguintes, a medida foi instituída em nove oportunidades: em 1932, de 1949 a 1952, em 1963 e de 1965 a 1967. Depois de muito tempo esquecido, o horário de verão ressurgiu em 1985 por decreto do presidente José Sarney, passando a ser adotado anualmente desde então.

Em 2008, o Decreto 6.558 estabeleceu regras para a aplicação do horário de verão, como a área de abrangência (estados do Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país, incluindo o Distrito Federal) e época para início e término (terceiro domingo de outubro e terceiro domingo de fevereiro do ano seguinte, respectivamente).