X

Rio Acre apresenta vazante e fica abaixo da cota de transbordamento

O Rio Acre está abaixo da cota de transbordamento, que é de 14 metros. O nível dá águas sofreu diminuição significativa em menos de 48h. No domingo, 9, a medição mostrava 14,50m. Já na noite desta segunda-feira, a régua apontava 13,81m. Apesar disso, ainda é cedo para prever o retorno das famílias abrigadas no Parque de Exposições Marechal Castelo Branco às residências.

A vazante é influenciada pelo nível do rio nos municípios de Assis Brasil (3,88m), Brasiléia (5,06m) e Xapuri (9,47m). Até o momento, Cruzeiro do Sul e Sena Madureira, que está com 16 famílias em abrigos da prefeitura, permanecem na cota de transbordamento.

Em Rio Branco, 172 famílias estão no abrigo da prefeitura, um total de 664 pessoas. De acordo com o coordenador da Defesa Civil Estadual, Carlos Gundim, ainda é cedo para sair desse local. “É necessário que o rio atinja um nível inferior a 13,50m. Com isso, elas irão esperar o trabalho de limpeza dos bairros atingidos, pois a lama terá tomado conta das ruas. Nós precisaremos de um dia de sol para secar o barro e começar o serviço. Depois é importante que as casas passem pela higienização, para evitar a contaminação que as enchentes provocam”, explica.

Categories: Geral
A Gazeta do Acre: