Pular para o conteúdo

Eduardo Farias teme paralisação do Programa Luz Para Todos no Acre e pede esclarecimentos

eduardoff 
O deputado Eduardo Farias (PC do B) apresentou requerimento à Mesa Diretora da Aleac, solicitando que seja convidado os representantes do Programa Luz Para Todos, no Estado, e os representantes da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para prestarem esclarecimentos do andamento do Programa no Estado.

 Em sua fala, o deputado fez uma breve contextualização das metas alcançadas pelo Programa Luz Para Todos e disse ter a informação que algumas empresas já estão abdicando de participarem dos processos que garantem a participação no programa de eletrificação rural.

“Tem empresas até levantando acampamento. Portanto, precisamos trazer aqui representantes da Aneel e do Programa Luz Para Todos para verificarmos o que ainda precisa ser feito. Ainda falta muita ponta de ramal. O filé já passou, agora vem a parte mais difícil que são as cabeceiras dos rios”, disse o deputado comunista.

 Segundo o parlamentar uma parcela de mais de 14 milhões de produtores rurais já foram atendidos pelo Programa instituído no Governo Lula. Mas ponderou que 0,5% de brasileiros ainda não tem acesso à energia elétrica, sendo a maior parte na Amazônia brasileira tendo em vista as condições geográficas.

 O parlamentar teme que com o final do mandato da presidenta Dilma Rousseff o projeto perda força. Ele reconheceu o esforço da presidenta em prolongar por mais um ano o andamento do Programa Luz Para Todos. “A hora é essa, a oportunidade é essa”.