Pular para o conteúdo

Governo e Ufac reforçam parceria para expandir a pesquisa científica

Investimentos com apoio do Governo do Acre em tecnologia com a criação de parques tecnológicos e centrais de encubação foram os temas debatidos durante reunião entre o governador Tião Viana com o secretário de Ciência e Tecnologia (Sect), Marcelo Mingheli; o diretor-geral da Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapac), Pascoal Muniz; professor Fernando Escócio da coordenação do Laboratório de nanobiotecnologia e biotecnologia do Programa de Pós-graduação (PPG) Bionorte e o vice-coordenador do PPG, Anselmo Ruiz.

Fernando Escócio explicou que durante a conversa, realizada na manhã desta quarta-feira, 19, foi definido que o Estado apoiará o Programa de Pós-graduação e garante a participação da rede Bionorte no parque tecnológico que está sendo implantado dentro do campus da Universidade Federal do Acre (Ufac).

“O governo vai apoiar a Bionorte com recursos para deslocamento de alunos e professores que fazem parte do programa. Também foi confirmado que haverá reuniões com representantes da iniciativa privada no setor de indústrias, do governo e rede Bionorte para que possamos desenvolver mais projetos de teses voltados ao programa de desenvolvimento sustentável, respeitando a realidade e os recursos que temos no Acre”, detalhou Escócio.

Outro acordo firmado durante o encontro diz respeito à unidade de nanociência da Universidade será uma das coordenadoras de Ciência e Tecnologia do Parque Tecnológico. “Vamos auxiliar na gestão dos equipamentos que serão adquiridos para que possamos dar as ferramentas necessárias para os nossos pesquisadores executarem um bom trabalho”, concluiu.