Rio Branco terá sua primeira eleição biométrica em 2014

eleicoesb 
Rio Branco terá sua primeira eleição biométrica neste ano. Isso se deve ao cumprimento da  resolução Resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nº 23.335/2011, na qual as cidades que atingem o mínimo de 80% recadastramento do eleitorado podem realizar eleição utilizando biometria, meta que a capital acreana alcançou na última sexta-feira, dia 14. Com isso, o Acre já soma três municípios recadastrados: Assis Brasil, Bujari e Rio Branco.

 O sistema eletrônico de votação adotado no Brasil é referência mundial. A implantação da sistemática de identificação com inclusão de impressões digitais, fotografia e assinatura digitalizada do eleitor permite a revisão do eleitorado com coleta de dados biométricos e mais segurança na eleição.  Em 2015, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Acre vai avançar com o recadastramento para o interior do Estado, pois de acordo com o planejamento do TSE, todo o Brasil deve ter eleições biométricas até 2018.

 Sem realizar o recadastramento, o eleitor não terá como votar na eleição deste ano. O presidente do TRE-AC, desembargador Adair Longuini continua reforçando a obrigatoriedade  do recadastramento: “É importante que os eleitores ainda não recadastrados compareçam aos pontos de atendimento biométrico da Justiça Eleitoral e garantam a regularidade do seu título. Assim ele poderá exercer seu direito de votar e evitará outras graves consequências que surgem com o cancelamento do documento”.

 Para os cidadãos que ainda não realizaram a atualização do título de eleitor os postos continuam a disposição para o atendimento até dia 01 de março em:  Fórum Eleitoral de Rio Branco,Via Verde Shopping, Detran (em frente ao 7º BEC), Hospital das Clínicas, OCA, ônibus da biometria em frente ao Palácio Rio Branco e o prédio do TRE localizado no Centro, próximo ao Terminal Urbano.

Assuntos desta notícia


Join the Conversation