Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Cruzeiro do Sul enfrenta pela primeira vez surto de dengue, com índices maiores que os da Capital

Cruzeiro do Sul enfrenta pela primeira vez um surto de dengue, segundo a Secretaria Municipal de Saúde. O índice registrado de infestação do mosquito chega a 4.2, maior até mesmo que o apresentado em Rio Branco, 4.1. Três casos da doença já foram confirmados.

De acordo com a secretária de Saúde, Lucila Bruneta, ocorreram 5 suspeitas da doença e 3 confirmações. Porém, a preocupação maior é que os casos de dengue que ocorreram no município eram de pessoas que haviam chegado de viagem.

“Estamos com um índice maior que o de Rio Branco. Isso nunca ocorreu. Isso preocupa porque é a primeira vez que a doença é daqui. As pessoas que estão com dengue não viajaram. Todos os bairros estão com o mosquito”, explica.

Para tentar controlar a situação, a Secretaria de Saúde está atuando em parceria com a Secretaria Municipal de Obras. Segundo Lucila, são mais de 25 pessoas envolvidas no monitoramento das casas. Ela diz que os locais onde mais são encontrados a larva do mosquito são em caixas d’água e em objetos que acumulam água deixados nos quintais.
“A gente está fazendo limpeza em quintais. Porque a gente apelou e as pessoas não corresponderam muito. Existe a necessidade da população aderir mais a essa campanha”, finaliza. (Caio Fulgêncio, do G1/AC)

Sair da versão mobile