Pular para o conteúdo

Estudantes do projeto “Brasil Além” produzem reportagens sobre o Acre

Visitaram a sede da Secretaria de Comunicação (Secom) na manhã desta quarta, 18, três estudantes de jornalismo participantes do projeto “Brasil Além”, para falar sobre detalhes da composição de reportagens. Trata-se de um programa de formação jornalística, e o Acre é um dos sete estados escolhidos para a produção dessas reportagens.

O grupo, composto por uma acreana, um carioca e um inglês, receberam a missão de retratar o Estado nos momentos de pós-carnaval, Copa do Mundo e eleições.

A organização Lokaalmondiaal, da Holanda, e o Canal Futura reúnem estudantes de jornalismo do Brasil e da Europa nesse projeto. Em cooperação, a emissora da Fundação Aldeia de Comunicação (Fundac) será utilizada como núcleo das produções no Acre.

“Esse projeto é muito interessante e fazemos questão de participar e apoiar. Acreditamos que são iniciativas como essa que permitem que jovens de outras realidades aprendam um pouco sobre a nossa cultura e modo de vida. E os alunos do Estado que participam também poderão ensinar e aprender”, afirmou Andréa Zílio, diretora-presidente da Fundac.

Processo de produção – De acordo com Marcia Moreira, que cursa o terceiro período de Comunicação Social na Ufac, para dar conta do trabalho intenso e dos limites pela distância, as alternativas encontradas foram reuniões virtuais, e-mails e grupos de conversa por celular.

Alec Herron, natural de Manchester, na Inglaterra, pesquisa Redes Nacionais e Jornalismo on-line. O estudante lista, entre as sugestões de pauta, a imigração de haitianos e a cultura religiosa do chá da Ayahuasca. “Cada trio busca retratar o que há de mais evidente, que caracteriza o estado onde as reportagens serão feitas”, explica. (Valéria Santana  / Agência Acre)