X

Hemoacre pede doações de sangue à população

 
O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Acre (Hemoacre) pede a população que compareça a unidade para realizarem suas doações. Após o período de carnaval os estoques estão baixos, os tipos sanguíneos mais solicitados são O +, O – e A-. Quem desejar obter maiores informações, pode entrar em contato através do telefone (68) 3228-1494.
A sede do Hemoacre está localizada na Avenida Getúlio Vargas, 2.787, ao lado do Teatrão.  Segundo a gerente de captação, Marlice Aquino, o tipo de sangue com maior ocorrência no Acre é O+, mas em casos de emergência, como por exemplo, acidentes de trânsito com gravidade, o tipo O – é o mais procurado. Estão cadastrados pelo menos de 55 mil doadores em todo o Estado.

“Vamos doar sangue para salvarmos vidas, muitas pessoas estão precisando de doadores, então não perca tempo e faça a diferença, doe sangue, porque doar sangue e um ato de amor. Contamos com a colaboração de todos”, destaca a gerente.

Vale ressaltar que o sangue doado não ultrapassa 10% do volume em circulação no corpo, por isso, não prejudica a saúde do doador.

Quem pode doar

 Para doar sangue, a pessoa deve comparecer a um centro de captação, com documento de identificação pessoal, ter entre 16 e 69 anos de idade, pesar mais de 50 quilos e estar em boas condições de saúde. Além de estar portando documento oficial com foto (RG, CNH ou carteira de trabalho). Doadores com idade de 16 e 17 anos de idade, são aceitos para doação mediante a presença e autorização formal dos pais e/ou responsável legal.

Como se realiza a doação de sangue?

 Ao chegar, a pessoa faz uma entrevista e é submetida ao teste de hemoglobina ou micro-hematócrito (para verificar se o doador não está com anemia) e verificação dos sinais vitais (pressão arterial, batimento cardíaco e temperatura).  Não havendo problemas, estará habilitada para doar.

Categories: Geral
A Gazeta do Acre: