Pular para o conteúdo

Instrutor do Senai/AC participa de feira de panificação na França

O Senai/AC esteve representado em uma das maiores feiras de panificação do mundo, a Europain 2014, sediada na França. O consultor e instrutor do curso de panificação da Escola Senai Cel. Auton Furtado, Deocleciano de Brito, foi convidado para participar do evento, representando o Estado e compondo o grupo de Fernando Oliveira, presidente do Clube de Padeiros, Confeiteiros e Chocolatier do Brasil, no qual o acreano atua como conselheiro.

De acordo com Brito, durante o evento, que foi realizado no período de 8 a 11 de março, também acontece o Campeonato Mundial de Panificação, Confeitaria, Barista e Gastronomia. Empresas de quase todo o país apresentam e fazem demonstração das novas tendências em máquinas, equipamentos, utensílios e muitas novidades.

Durante a passagem pela França, o instrutor teve a oportunidade de se atualizar nas novidades e tendências em pães e sobremesas, como os macarrons, que são a coqueluche do momento, além de técnicas de produção. Ao participar de aulas-show de baguete francesa, croissants entre outras iguarias, Deocleciano obteve o Certificado do INBP (Institut National de La Boulangerie Pâtisserie), que, para os panificadores que participaram da experiência, equivale a um verdadeiro diploma.

“Visitamos, ainda, 12 padarias e confeitarias, além das aulas-show de produção de baguete francesa e croissant, que são bem diferentes das que fazemos no Brasil. No campeonato, pudemos observar as esculturas de massas inertes, então, essa oportunidade que tivemos foi muito importante e enriquecedora para incrementarmos nossos cursos”, relatou o instrutor.

A Europain acontece a cada 2 anos, concentrando em um espaço de quase 70 mil m² o encontro mundial de panificação, confeitaria, sorvetes, chocolates e doces. Por lá, passam mais de 80 mil visitantes, que podem se informar sobre todo o tipo de novidade para o setor, bem como atrair investidores para seus negócios. (Ascom Sistema Fieac)