X

Madeira vai a 19,69 metros e balsas garantem travessia em 9 pontos alagados

As águas do Rio Madeira continuam subindo em média cinco centímetros ao dia, segundo informou ontem a Agência Nacional de Águas (ANA). Embora nesta quarta-feira, 26, ele tenha baixado também 5 centímetros, voltou a aumentar de volume ontem, quando atingiu os 19,69m.

Isso significa que os governos do Acre e de Rondônia e o Governo Federal deverão continuar ampliando os esforços de manter, se não completamente, pelo menos parte da BR-364 em condições próximas das ideais para o tráfego de caminhão, desde Porto Velho em direção ao Acre.

Na quinta-feira, 27, um grupo de empresários e parlamentares acreanos, entre eles os senadores Jorge Viana e Aníbal Diniz, ambos do PT do Acre, além da deputada federal Perpétua Almeida e do deputado estadual Moisés Diniz, ambos do PCdoB, sobrevoou a região num helicóptero Super Puma, da Aviação do Exército. Pelo que foi observado, o cenário é de luta constante com a natureza.

A toda hora, novos desvios são construídos conforme o aumento no nível das águas sobre os diversos trechos da pista. Ontem, eles eram pelo menos nove pontos de alagamento.
As balsas navegam pelas baías, que são formadas entre um ponto e outro da rodovia, transportando até 12 caminhões por cada viagem, num esforço extremamente grande, face à grandeza do volume d´água que se forma a todo tempo.

“Elas nunca podem enfrentar o rio aberto, porque a força da correnteza não as permite subir as águas”, explica o repórter fotográfico Odair Leal, de A GAZETA e que esteve acompanhando a comitiva de parlamentares acreanos no sobrevoo.

“O que se observa é um esforço tremendamente grande para manter o fluxo de veículos, seja aterrando com pedra alguns trechos da rodovia, seja abrindo novos portos em novos lugares para que as balsas atraquem”, observa o jornalista.

Mais tarde, por meio de suas assessorias, o senador Jorge Viana e a deputada Perpétua Almeida comentaram a viagem. Jorge afirmou que é preciso “reconhecer todo o esforço da presidente Dilma, do (governador) Tião Viana e das equipes que estão trabalhando nessas áreas alagadas para garantir que produtos importantes e indispensáveis continuem chegando ao Acre”.

Ele completa, afirmando que “não tem sido uma tarefa fácil, mas com muita dedicação e coragem, eles estão superando os desafios”.

Perpétua Almeida, por sua vez, disse: “Se não fosse a coragem desses homens, a nossa situação seria bem pior”.

A parlamentar fez questão de ligar para a esposa de vários caminhoneiros para tranquilizar as famílias.

Categories: Geral
A Gazeta do Acre: