Na volta para casa, famílias atingidas pela alagação recebem alimentos para as crianças e kit limpeza

KitLmpeza Foto Adonay Melo 3As famílias que estavam nos três abrigos públicos mantidos pelo Governo do Estado e Prefeitura de Rio Branco e que já estão voltando para casa devido a vazante do Rio Acre têm garantido o leite, massa para mingau e fraldas descartáveis para as crianças. O kit é entregue na saída do Parque de Exposições e Ginásios Coberto e do SESC, onde havia cerca de mil crianças que consomem os produtos. Nesta quinta-feira, a primeira-dama de Rio Branco e coordenadora da Ação Rio Branco Amiga, Gicélia Viana, entregou mais 500 kits de crianças para a secretária de Cidadania e Assistência Social, Dôra Araújo. “Os produtos vão sendo entregues na medida em que as famílias deixam os abrigos. Isso garante certa tranquilidade para os pais e mães de família, que nesse primeiro momento chegam em casa e podem não ter recursos para comprar o alimento das crianças”, relata Gicélia.    

Gicélia explica que a entrega de kits está sendo possível graças as doações feitas por pes-soas, empresas e entidades por meio do Acre Solidário e Rio Branco Amiga. Relata ainda que essas mesmas doações, também asseguraram os kits durante o tempo em que as famílias estavam no Parque de Exposições e demais abrigos e lanches diários para cerca de duas mil crianças. Durante os 46 dias em que estão no Parque, a cada três dias, as mães que estavam nos abrigos ganharam leite, massa de mingau e fraldas. A quantidade que levam para casa agora na saída será suficiente para uma semana.  

A dona de casa Tayane Menezes, moradora do bairro Taquari está há um mês e meio no Parque de Exposições e diz que durante todo esse tempo, a alimentação das crianças “não deixou nada a desejar. Os meninos estão mais gordinhos, porque além das refeições, tem lanche à tarde. E na saída vou levar alimento para os dois mais novos, o que vai me ajudar muito porque não tenho marido nem emprego”, destaca ela, lembrando que aproveitou para consultar as crianças no Posto de Saúde instalado no abrigo, onde também colocou em dia a vacinação dos três filhos. 

Gicélia explica que os governos Federal, Estadual e a prefeitura de Rio Branco, garantiram durante todo o tempo em que as famílias ficaram nos abrigos, três refeições diárias para as famílias e que crianças, gestantes e idosos tiveram direito ao reforço alimentar com sucos, biscoitos e frutas.

Roupas e kits de higiene pessoal contendo sabonete, escova e creme dental também foram distribuídos para as crianças que estavam nos três abrigos públicos. E a equipe da secretaria Municipal de Saúde, fez um mutirão da escovação, com orientações sobre a forma correta para a escovação das crianças.

Kits de limpeza
Além dos kits para as crianças, com leite, massa de mingau e fraldas, as famílias que voltam para casa, devido a vazante do Rio Acre, também ganham kits de limpeza para garantir a higienização das residências e evitar o perigo de doenças como a leptospirose. São quase cinco mil kits de limpeza adquiridos pela prefeitura de Rio Branco e governos Estadual e Federal, Programa Acre Solidário e Ação Rio Branco Amiga. O objetivo é evitar que as pessoas tenham contato com a água contaminada e posam contrair doenças como a leptospirose. (Foto: Adonay Melo)

Assuntos desta notícia


Join the Conversation