X

ONG internacional organiza intercâmbio de médicos para tratamento da fissura lábio palatina

Sorrir às vezes é a melhor solução para muitos males na vida. Mas, para os portadores de uma anomolia conhecida como fissura lábio palatina, o sorriso não é um opção. Para devolver esta alegria aos portadores acreanos, a ONG Smile Train fez uma parceria com o Programa de Reabilitação e Assistência ao Fissurado do Acre (Praff), que fica no Hospital das Clínicas (antiga fundação hospitalar), para promover um intercâmbio de médicos em Rio Branco e viabilizar cirurgias e o tratamento da fissura lábio palatina, mais conhecida como ‘lábio leoporina’.

O objetivo da organização com o intercâmbio é conhecer melhor o trabalho realizado pela equipe de multiprofissionais no Acre e fazer com que médicos especialistas de outros estados troquem experiências com os profissionais acreanos. Assim, os portadores de fissuras no palato (o popular ‘céu da boca’) de todo o Estado ficarão com a garantia de que estão recebendo o melhor tratamento, com o mesmo padrão oferecido no restante do país.

Na agenda dos intercâmbios, o Praff receberá o Dr. Diógenes Laerte Rocha, de Fortaleza/CE, na próxima segunda e terça-feira, dias 24 e 25. Ele virá acompanhar cirurgias e fazer estudo de casos locais. Esta troca de experiências pode garantir novas técnicas de procedimentos cirúrgicos, mais eficiência e excelência à equipe acreana no tratamento às pessoas fissuradas.    

A Smile Train (tradução: ‘Trem do Sorriso’) é uma ONG com ações em mais de 80 países. Sua missão é oferecer cirurgias de fissuras gratuitas pelo mundo. O foco principal da entidade é a recuperação de crianças carentes nascidas com lábio leoporina, principalmente as que moram em locais mais afastados de grandes centros urbanos. Mas a ONG também ajuda jovens e adultos. No Brasil, ela já atua desde 1999. Neste 15 anos, fez parceria com 31 fundações em 14 estados (incluindo o do Praff, no Acre) e contribuiu para a realização de mais de 14 mil cirurgias.  

Categories: Geral
A Gazeta do Acre: