Pular para o conteúdo

Prefeito Marcus Alexandre busca liberação de recursos para os gastos com a alagação e assistência às famílias

prefO prefeito Marcus Alexandre foi recebido na tarde desta sexta-feira, 21, pelo general Adriano Pereira Júnior, secretário nacional de Defesa Civil do Ministério da Integração. A audiência, que foi acompanhada pelo senador Jorge Viana, serviu para apresentação do Plano Detalhado de Resposta construído pela Coordenadoria Municipal de Defesa Civil para as ações de atendimento às famílias vítimas da cheia do Rio Acre em Rio Branco.

A Prefeitura de Rio Branco recebeu R$ 940 mil para despesas com o atendimento às famílias e já prestou conta desses recursos. Na audiência desta sexta-feira, o prefeito tratou de recursos complementares da ordem de R$ 3,7 milhões para continuidade do auxílio às famílias vítimas da enchente. O dinheiro será utilizado para fazer frente às despesas passadas e futuras com abrigo público, alimentação, remoção e assistência geral às famílias. Além disso, o recurso pleiteado também será usado para pagamento dos kits de limpeza e alimentação utilizados na operação de retorno das famílias para casa.

“A equipe da Defesa Civil Nacional está analisando o Plano de Resposta e o general Adriano afirmou que dará toda atenção a ele de modo que os recursos possam ser liberados o mais rápido possível”, disse o prefeito. O Rio Acre vem a uma semana apresentando vazante significativa, mas chegou a 16,77 metros, desalojando milhares de famílias e obrigando a Defesa Civil a remover 4.454 mil pessoas de suas casas, levando-as para três abrigos públicos montados no Parque de Exposições, Ginásio Coberto e no Ginásio do SESC.

Na soma, 1.176 famílias foram levadas para esses abrigos e aquelas residentes nas cotas mais baixas do rio ainda permanecem no Parque de Exposições. Mais de 500 famílias continuam abrigadas no parque, recebendo toda assistência da Prefeitura e do Governo do Estado desde o dia 1º de fevereiro. Algumas famílias permanecem há 49 dias no abrigo público. (Ascom PMRB)