Site permite que usuários saibam trajetória em tempo real dos ônibus em Rio Branco

Onibus-Rio-Branco-SiteAgora os usuários de transportes coletivos podem fazer buscas dos ônibus por meio da internet. No site Ônibus Rio Branco, os passageiros conseguem saber por qual rua ou avenida o veículo está passando naquele momento, além do roteiro de ida e de volta com mapas.

O projeto Trânsito Cidade foi criado em 2009, por um grupo de jovens da região Norte, que mantém canais de informação sobre trânsito nas redes sociais. Em 2011, esse trabalho foi implantado em várias capitais como Belém, Porto Velho, Boa Vista, Manaus e agora em Rio Branco.

Em dezembro de 2012, o grupo criou o Ônibus Manaus, que hoje tem feito a diferença na vida dos usuários de transporte coletivo e até turistas que visitam Manaus. Em 2013, o site registrou cerca de 1,3 milhões de acessos e o aplicativo teve mais de 20 mil downloads na plataforma iOS e Android.

Rio Branco é a segunda cidade a implantar o site, com o apoio do Rbtrans, que auxilia nas atualizações do conteúdo. De acordo com um dos idealizadores do projeto, Luiz Eduardo Leal, a capital acreana possui 117 linhas de transporte coletivo. “Em Manaus são 240 linhas e em Boa Vista existem apenas 13. Veja só o tamanho do nosso desafio! Para mim, Rio Branco está à frente de muitas cidades do Norte. Ela foi a nossa escolhida para dar sequência ao trabalho porque existe uma garantia de acesso à internet com o Floresta Digital”, declara.

O grupo é integrado por oito pessoas em Manaus e duas em Rio Branco. Luiz Leal faz questão de deixar claro que nenhum deles tem características partidárias. “A gente acredita que a população pode contribuir para a construção de uma cidade melhor e não apenas esperar do poder público essa mudança”, afirma.

De acordo com os criadores, um novo aplicativo deverá ser lançado nos próximos meses para que todas as informações divulgadas no site fiquem também disponíveis no smartphone do usuário. A ideia é facilitar ainda mais o acesso do conteúdo. O endereço do site é o www.onibusriobranco.com.br.

Assuntos desta notícia


Join the Conversation