Flaviano Melo solicita prorrogação do seguro defeso para pescadores de todo o Estado

Em ofício enviado ao ministério da Pesca e Aquicultura, o deputado Flaviano Melo (PMDB) solicitou ao ministro Eduardo Lopes a ampliação, para todo o Estado, da prorrogação do seguro defeso para os pescadores. Em sua visita neste final de semana ao Estado, a presidente Dilma Rousseff anunciou a prorrogação do seguro defeso para os pescadores de 8 municípios acreanos (Assis Brasil, Brasiléia, Manoel Urbano, Porto Acre, Rio Branco, Santa Rosa, Sena Madureira e Xapuri), onde foi decretada a situação de emergência em virtude das enchentes.

O seguro defeso é o valor pago aos pescadores (um salário mínimo) durante o período de reprodução dos peixes (15 de novembro a 15 de março), quando fica proibida a pesca. Em discurso na Câmara dos Deputados, o parlamentar alegou que os próprios vales do Juruá e Tarauacá começam a apresentar níveis alarmantes de água, o que obriga muitos pescadores ribeirinhos  a deixar suas casas, sem reiniciar os trabalhos de pesca após o defeso.

Flaviano ressaltou que a ampliação da prorrogação do seguro defeso a todo o Estado viria beneficiar milhares de famílias que tem na pesca seu único sustento. E lembrou que só no Vale do Juruá existem cerca de 5 mil pescadores (2.280 pescadores ativos só no município de Cruzeiro do Sul). Segundo o deputado, as enchentes dos rios atingem todo o Estado, “e com a atividade pesqueira as consequências são ainda mais contundentes”. (Assessoria Parlamentar)

Assuntos desta notícia


Join the Conversation