Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Governo negocia balsas para realizar abastecimento do Acre

tiaobalsas 
Após intensa agenda em Brasília para conseguir apoio do governo federal na atual situação de isolamento do Acre devido a cheia do Rio Madeira, o governador Tião Viana negocia que três balsas comecem a operar saindo da região do Mutum, em Rondônia, e façam a travessia de caminhões para outro ponto da BR-364, garantindo um maior abastecimento de produtos ao Acre. As balsas juntas teriam a capacidade de 2.500 toneladas de transporte.

 Segunda a chefe da Casa Civil, Márcia Regina Pereira, as balsas dariam prioridade ao transporte de alimentos não perecíveis e combustíveis. “Já estamos com apoio das aeronaves da FAB [Força Aérea Brasileira] e agora queremos que esse transporte por balsas desafogue o fluxo de caminhões entre Rondônia e Acre”. A travessia deve durar cerca de 12 horas e as operações estão previstas para começar neste sábado, 8.

 Para os empresários, esta é uma solução que pode gerar até mesmo o abastecimento normal do estado se a problemática da BR-364 durar ainda muito tempo. Para Jurilande Aragão, presidente da Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Agrícola do Acre (Acisa): “Temos um trabalho de planejamento aqui. Hoje as questões dos itens de maior necessidade do Acre estão sendo tratadas e o Acre está sendo abastecido normalmente. A população pode ficar tranquila”.

Sair da versão mobile