X

Governo conclui a transferência dos haitianos para o abrigo de Rio Branco

Além dos haitianos, abrigo receberá outros imigrantes

Localizado no Parque de Exposições em Rio Branco, o abrigo montado na semana passada para receber haitianos, senegaleses e dominicanos que entraram no país, recebe na manhã desta terça, 15, mais quatro ônibus com a última contingente de imigrantes que estavam no abrigo de Brasiléia. As equipes municipais e de Corpo Bombeiros receberam autorização para lacrar e realizar limpeza do galpão utilizado no município.

A gestão estadual e municipal somam esforços para a continuidade da ajuda humanitária aos estrangeiros e a alimentação continua sendo mantida com recursos do Governo Federal. O acolhimento é realizado pela Secretaria Estadual de Defesa Social (Seds), que faz o cadastro e checagem de documentos. O titular da Seds, Antônio Torres, afirma: “Nossa equipe está coordenando o trabalho, fazendo fichas de identificação e cuidando da logística  interna, assim como do fluxo dos haitianos. O secretário Nílson Mourão também está em um diálogo com a Polícia Federal, Receita e Ministério do Trabalho para dispormos atendimento para os que não possuem documentação”.

Todos que dão entrada também fazem sua caderneta de vacinação e recebem as imunizações contra hepatite, tétano e febre amarela. As crianças recebem todas as vacinas adequadas para a faixa etária. “Essas doenças ainda são endêmicas no Acre, então esse é um protocolo de fronteira”, diz a representante da Secretaria Municipal de Saúde, Maria Morais.  De acordo com Nota Técnica nº 06/07/DEVEP/SVS/MS  o Brasil recomenda a vacinação contra febre amarela para viajantes com destino às áreas nacionais de risco de transmissão.

A haitiana Jacqueline Pierre desembarcou no abrigo com a esperança de um futuro melhor: “Quero trabalhar, faço qualquer trabalho, preciso vencer”. Ela  chegou ao Brasil dia 22 de março e trabalhava como cozinheira em seu país. Deixou seus pais e três filhos para tentar a vida em território brasileiro.

Ainda hoje, embarcam mais 130 imigrantes no voo da Força Aérea Brasileira (FAB), com destino a Porto Velho e por via terrestre até São Paulo. Há ainda outros estrangeiros que adquiriram por conta própria passagem para outros destinos e também saem hoje do abrigo. (Miriane Teles / Agência Acre/ Foto: Luciano Pontes)

A Gazeta do Acre: