Concurso da Ufac tem mais de 8 mil candidatos indeferidos e instituição promete nova lista

Campus da Ufac ontem; coordenação fará nova relação
Campus da Ufac ontem; coordenação fará nova relação

BRENNA AMÂNCIO

A lista de inscritos para o concurso de cargos Técnico-Administrativos em Educação da Universidade Federal do Acre (Ufac) foi divulgada no último dia 17 deste mês. No entanto, mais de 8 mil candidatos foram indeferidos. Isso gerou revolta entre os concorrentes e o início de uma série de denúncias contra a instituição.

A ‘MS Concursos’, empresa terceirizada pela Ufac, é a responsável pela inscrição, divulgação dos editais, aplicação da prova sob a supervisão de uma comissão da instituição contratante, e pelos resultados.

O prazo para efetuar o pagamento da inscrição terminou no dia 11 de abril. A servidora pública Tiana Medeiros é uma das pessoas que se sentiram prejudicadas com a lista de inscritos aptos a fazer o concurso. Ela e mais 8.101 candidatos estão impedidos de realizar a prova, número superior ao total de deferidos, que é de 6.403. “Paguei uma taxa de R$ 80,00 no dia 28 de março, no caixa eletrônico do Banco do Brasil, conforme indicado no edital. Fiz tudo direitinho, sem erros. Ainda assim, acabo me deparando com essa situação sem qualquer justificativa. Estou trabalhando apenas meio período e me dedicando muito ao concurso. Por isso, estou me sentido lesada e chateada”, desabafa.

De acordo com o jornalista Astorige Carneiro, candidato indeferido, a falta de explicações preocupa os demais concorrentes que enfrentam o mesmo problema. “Eles alegam que não se responsabilizam pela devolução do dinheiro. Isso é no mínimo suspeito”, aponta.

Segundo a universitária, Cristina Souza, que luta por uma vaga, o indeferimento súbito de milhares de participantes deve ser reavaliado. “Já mandei um e-mail com o comprovante do pagamento para a MS Concursos. Agora vou esperar. Estou disposta a entrar na Justiça, caso nada seja feito”, declara.

A prova do concurso da Ufac será aplicada no dia 18 de maio. São 95 vagas ofertadas, sendo 54 para nível intermediário e 41 para nível superior. Ao todo, são 17 cargos de nível médio e 22 de nível superior.

Procurada pela equipe de A GAZETA, a pró-reitora de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas da Ufac, Filomena Maria Oliveira da Cruz, garantiu que a situação será reparada. Segundo ela, houve uma falha nas informações repassadas pelo banco à MS Concurso, referente às vias de cobrança. “A empresa já informou que lançará uma nova lista de inscrições deferidas nos próximos dias”.

Assuntos desta notícia


Join the Conversation