Após um bom trabalho expandindo a atuação do Ifac no Estado, Breno Silveira foi exonerado da Reitoria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (Ifac). O pedido da dispensa de Breno partiu do Ministério da Educação (MEC), em Brasília/DF, comunicado no começo desta semana. A notícia foi repentina e teria sido repassada ao gestor através de um telefonema curto.
Informações não oficiais dão conta de que a demissão do gestor do Ifac teria motivações políticas. Seria consequência de um atrito entre Silveira e um político da bancada federal acreana.
Boatos à parte, Breno Silveira postou, em sua página no Facebook, que vai esperar o momento mais adequado para se manifestar sobre a sua saída do cargo. E acrescentou: “não vou agir com irresponsabilidade, porém o povo acreano, nos 22 municípios [uma referência aos planos de interiorização do Ifac], que participou conosco da construção de sonhos, merece ouvir de mim a verdade sobre os fatos e meus sinceros agradecimentos. Isso será feito no momento certo”.
Breno também fez comentários indiretos, supostamente para seu algoz político: “não respeito pessoas que não tem moral, palavra ou dignidade. Um homem de verdade não trabalha no tapetão ou com base na mentira. Mas enfim, ainda tem muita estrada até outubro de 2014”.
Sob nova gestão – Para cada porta que se fecha, outra se abre. Quem assumiu a vaga deixada por Breno Silveira na Reitoria Pro Tempore do Ifac foi a professora e doutora Rosana Cavalcante dos Santos. Na noite de segunda, 28, ela já realizou o primeiro dia de reunião com o Colégio de Dirigentes, na Reitoria do instituto acreano.
O encontro contou com a presença dos diretores gerais dos campus do Ifac em Xapuri (Sérgio Flórido), de Sena Madureira (Diones Salla), de Cruzeiro do Sul (Cristiano Ferreira), de Rio Branco (Márcio Santiago), de Tarauacá (Fabiana Souza) e do campus avançado da Baixada do Sol.
A nova reitora falou sobre o que espera para a sua gestão e pediu o apoio do grupo para executar seus planos. Ele garantiu que haverá continuidade aos bons projetos da gestão passada. E, caso haja mudanças na equipe, elas ocorrerão com muito respeito à trajetória institucional dos servidores dentro da instituição.
Os diretores relataram as atividades que vem sendo desenvolvidas em seus campus e, por fim, parabenizaram Rosana Cavalcante, colocando seus nomes à disposição para a nova gestão.
Na manhã de ontem, a nova reitora fez mais reuniões com diretores gerais e pró-reitores do Ifac. (Com informações da Assessoria de Comunicação do Ifac/ Foto: decida)