X

Ação Global realiza mais de 24 mil atendimentos em Tarauacá

Para muitos, a Ação Global é a porta de entrada para a cidadania. Feliz por ter conseguido uma consulta médica, a dona de casa Maria Garcia, 53 anos, comemorou o atendimento. “Há tempos precisava de uma consulta, mas não tinha oportunidade de ir ao médico. No evento consegui resolver meu problema e aproveitei para ter um dia diferente, afinal trabalhamos tanto e o cuidado com a gente sempre fica para depois”. A experiência positiva da dona de casa também foi vivenciada por muitas outras pessoas que passaram pela Ação Global no último sábado, 26, em Tarauacá, e tiveram acesso a diversos serviços gratuitos nas áreas de saúde, educação, lazer e cidadania.

Durante o dia foram realizados 24.837 atendimentos, sendo 1.456 na área de cidadania, 10.059 na saúde; 5.186 no lazer; 1.351 na área de educação e 6.785 em outros serviços, como corte de cabelo. Marcos Aparecido chegou cedo para resolver um problema que vinha enfrentando há algum tempo. “Perdi minha carteira de identidade, procurei agendar para emitir uma nova, mas não consegui. Hoje cheguei bem cedo e o atendimento foi maravilhoso, agora já estou com meu novo RG em mãos”, disse.

“Quem não tem cidadania está excluído da vida social e da tomada de decisões, ficando numa posição de inferioridade na sociedade em que vivemos. Um evento como este é uma oportunidade para milhares de pessoas conseguirem, em menos de 24 horas, recuperar direitos que lhe foram negados por toda a vida, como uma simples consulta médica e um documento de identidade”, explicou Gisélia Belmina, superintendente do SESI.
“É maravilhoso recebermos um evento como esse. A Ação Global visa o bem estar do cidadão, em diversos aspectos. Por isso, além de ser uma ação de prestação de serviços, acaba se transformando também numa grande festa”, ressaltou Rodrigo Damasceno, prefeito do município e voluntário do evento. “Aproveitei o evento para prestar meus serviços médicos à população. Acho que devemos ser voluntários sempre, e com isso levar bem estar a todos que precisam. Estou muito feliz por nossa cidade ter sido escolhida para sediar esse belíssimo evento″.

Parceiros – Com o projeto Eletrobrás na Comunidade, a Eletrobrás Distribuição Acre, parceira do SESI durante a Ação Global, realizou a entrega de 170 geladeiras eficientes e mais de 2 mil lâmpadas, para famílias de baixa renda. “É um programa muito interessante que visa a redução do valor da conta de energia, e também demonstra uma responsabilidade ambiental, pois recolhemos as geladeiras e lâmpadas velhas e mandamos para uma empresa que faz a reciclagem, transformando em matéria prima para a produção de novos produtos da linha branca”, destacou o coordenador do projeto, Dennys Senna.

Para o presidente da FIEAC, Carlos Sasai, ano a ano a Ação Global tem uma participação cada vez mais expressiva de voluntários, empresas e instituições socialmente responsáveis, o que demonstra o valor solidário dos serviços oferecidos gratuitamente à população. “Tivemos a participação de 400 voluntários e mais de 70 parceiros. É o empenho da sociedade em prol do acesso à cidadania. Agradecemos a todos que sempre abraçam essa iniciativa, certos de que a cada edição os resultados vão além de números, já que redes de solidariedade são capazes de transformar vidas”.

Casamento Coletivo – 127 casais, de todas as idades, aproveitaram a Ação Global para selar, oficialmente, a união. O casal Rosalino Miola, 62, e Maria Dulcineide, 35, chegaram bem antes de começar a cerimônia. “Ficamos muito ansiosos quando soubemos que durante o evento seria realizado um casamento coletivo. Vimos a chance de concretizar nosso sonho batendo na porta”, explicou Dulcineide, sem conter a felicidade. “Decidimos aproveitar esta oportunidade, pois não temos condições financeiras de oficializar essa união”, completou o noivo.

Juntos há mais de 40 anos, Julio, 86, e Zuleide, 77, também fizeram questão de participar do casamento coletivo. “A gente resolveu fazer uma aliança diante dos homens e diante de Deus. Estamos juntos faz tempo, mas sempre sonhei em casar, claro que não vai mudar nada, o amor é o mesmo”, disse a noiva.

Categories: Geral NOTÍCIAS
A Gazeta do Acre: