X

Fecomercio/AC: cerca de 40% dos consumidores estão endividados

O Instituto Fecomercio de Pesquisa Empresarial do Acre (Ifepac) aponta pesquisa em que 39% dos consumidores acrianos estão endividados e/ou inadimplentes. A sondagem foi realizada entre os dias 17 a 21 de março em Rio Branco, com 259 pessoas com idade superior a 16 anos. O objetivo é avaliar as possibilidades de insumos no planejamento operacional do comércio do varejo, especialmente, quanto ao risco para os negócios de compra e venda num determinado período de tempo.

Segundo a pesquisa, 41% dos consumidores do mercado do varejo acriano conseguem pagar dívidas em dia, porém, não tem nenhuma sobra de dinheiro para outras atividades. Destaca também que 37% deles fazem planejamento e conseguem economizar algum dinheiro. Outros 27% dos consumidores contatados convivem com dívidas em atraso por não ter nenhum tipo de planejamento de movimentação financeira.
Quanto àqueles que não demonstram preocupação em elaborar controle financeiro, 9% sempre recorrem a algum tipo de financiamento e outros 9%, embora sem recorrer a nenhum tipo de financiamento, diz dever muito. Outros 4% dos consumidores que sistematicamente recorrem a financiamentos e a ainda não conseguem pagar todas as dívidas.

Dos entrevistados, 80% dos homens na faixa etária de 16 a 34 anos assumem mais compromissos que as mulheres, que se endividam em média 64%, devido os salários mais altos para pessoas do sexo masculino. O levantamento mostra que 43% do sexo masculino têm renda mensal média entre 03 a 05 salários mínimos, enquanto só 26% do sexo feminino afirmam ganhos nessa faixa.

Os solteiros lideram o ranking de endividamento e inadimplência com 44%, enquanto os casados preferem se comprometer menos atingindo 30% e 13% os considerados de união estável.

Categories: Geral NOTÍCIAS
A Gazeta do Acre: