Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Acre reduziu 162% do número de mortes no transito em 2013, aponta Detran/AC

 Em comemoração aos três anos da Operação da Álcool Zero, o governo do Estado realizou um evento nesta quinta-feira, 3, no Palácio da Justiça, para apresentar os dados positivos alcançados. De acordo com o Detran/AC, somente em 2013, foram reduzidos em 162% o número de acidentes fatais no estado.

 De acordo com o coordenador da Companhia Estadual de Trânsito (Ciatran), Márcio Alves, ao todo, foram 1.354 operações, mais de 100 mil veículos abordados e 85.143 testes bafométricos realizados. Com isso, registrou-se 9.167 autuações por direção sob efeito de álcool, sendo que 634 estavam totalmente embriagados e tiveram que ser levados para a delegacia. “O resultado dessa ação reduziu de forma substancial o número de acidentes de trânsito no nosso estado. Logicamente somada e aliada com outros setores, como a parte de educação, de engenharia, que vem contribuir também. Por isso, parabéns não só para a operação, para o governo, para as polícias, DETRAN, na verdade, parabéns para a sociedade que contribuiu com esse trabalho”.

 O coordenador aponta que nesses primeiros meses de 2014, já houve redução de 60% no número de vítimas fatais. “Nesse mesmo período do ano passado, morreram 13 pessoas. De janeiro até agora, foram apenas 5 perdas no trânsito”, afirma. 

 Para Sawana Carvalho, diretora-geral do Detran, a Álcool Zero é o fortalecimento da Lei Seca no Acre. Segundo ela, a redução no número de acidentes de trânsito é uma vitória conjunta da educação, fiscalização e da própria operação. “A nossa ação não visa somente coibir e reprimir, mas também a sensibilização dessas pessoas. Esse trabalho leva sensação de segurança nas noites acreanas como também a preservação da vida”, destaca.

 A diminuição dos acidentes de trânsito reflete na economia dos gastos com a saúde pública e o tempo de internação de muitos pacientes, garantiu a representante da Secretaria de Saúde, Disneide Lopes. “Mais de R$ 300 mil foram economizados. Pegamos dados de referência de internação do sistema hospitalar em todas as unidades, de 2011 e a 2013, que revelam uma redução de 40%. O que era 1.383 casos de acidentes caiu para aproximadamente 800 casos”.

Guarda Mirim – Durante o evento também foi lançado o Programa Guarda Mirim de Trânsito, em Rio Branco. Cerca de 60 jovens, entre 15 e 17 anos de idade, terão acesso a uma complementação educacional aliada aos conhecimentos técnicos e princípios de disciplina, responsabilidade social e cidadania. O projeto é realizado em parceria com a PM, por meio da Ciatran.

 Os estudantes estão participando primeiramente de um curso teórico pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), ministrado pelo Instituto Dom Moacyr (IDM). Após isso, as aulas práticas serão realizadas junto à Ciatran. Todos recebem uma ajuda de custo e material didático. O objetivo é levar essa ação para outros municípios, declara Sawana.

 A estudante Thaina Furtado dos Santos, 17, comemora ter sido uma das selecionadas a participar do projeto Guarda Mirim. “É uma grande oportunidade dada para os jovens de hoje. Estou contente, porque no dia em que eu fui me escrever, as vagas já estavam se esgotando. Minha mãe correu e conseguiu me inserir. Agora minha meta é concluir esse curso, para depois virar uma autoridade”.

Sair da versão mobile