A atual secretária de Estado de Gestão Administrativa, Flora Valladares Coelho, se reúne com empresários hoje, na sede da Acisa, às sete da noite. Na pauta de discussões, a abertura de linha de financiamento do Banco do Brasil e as definições do Conselho Nacional Fazendários em relação ao adiamento do pagamento do ICMS.
Flora Valladares Coelho substitui o ex-secretário da Fazenda, Mâncio Cordeiro, que se desligou do cargo porque vai concorrer às eleições de outubro. Os empresários estão apreensivos em relação às informações sobre os dois assuntos.
São temas fundamentais para “dar fôlego” à administração das empresas diante do cenário de crise instalada por causa do isolamento do Acre em relação ao restante do país.
O Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal já anunciaram, em audiência rea-lizada no gabinete do governador Tião Viana no início da semana, “um pacote de ajuda” aos empresários.
A Caixa oferece financiamentos com juros a 4% ao ano, com 12 meses de carência. O mínimo que os empresários podem financiar nessas condições é R$ 50 mil e o máximo R$ 900 mil. O Banco do Brasil oferece dinheiro com juros de 5% ao ano.
A pauta dos empresários é a mais óbvia possível: ter acesso ao recurso da forma menos burocrática possível. O superintendente do Banco do Brasil esteve no Rio de Janeiro esta semana e deve anunciar novidades no encontro de hoje.
“Vamos ter casa cheia hoje à noite para ouvir a secretária e os agentes financeiros porque a classe empresarial passa realmente por um momento muito delicado”, afirmou o presidente da Associação Comercial do Acre, Jurilande Aragão.