Santa Rosa do Purus, um dos quatro municípios isolados do Estado, completa 22 anos de emancipação política nesta segunda-feira, 28. E para comemorar junto com seu povo, o governador Tião Viana se dirigiu à cidade e entregou 50 mil alevinos para os piscicultores locais, além de anunciar novos investimentos nas áreas de educação, regularização fundiária e agricultura familiar.
Além dos peixes, já foram entregues em Santa Rosa 500 kits de galinha caipira, 50 roçadeiras e 13 máquinas de costura. “Quando trazemos do pinto ao peixe, trazemos renda e a distribuição da riqueza do nosso Estado. Podemos fazer muito mais por Santa Rosa, só precisamos de uma maior organização comunitária”, disse o governador Tião Viana.
São investimentos na área rural que aos poucos mudam a vida dos moradores e criam novas expectativas para o futuro. Como o produtor Manoel Antônio, 23, que mesmo jovem se dedica muito ao campo, recebeu o kit de pintos e acredita muito no projeto do mel. “Somos um dos municípios mais isolados do Estado. E eu vejo no mel principalmente uma esperança. Porque já tem comprador garantido e vai fortalecer a saúde do nosso povo”, conta o empolgado produtor.
Só o Instituto Dom Moacir (IDM) traz para o município 85 vagas em cursos do Pronatec como técnico em enfermagem, auxiliar de recursos humanos, manicure, pedicure e cabeleireiro. E só para a recuperação das ruas da cidade, o governo realiza um convênio com a prefeitura de R$ 122 mil para este ano.
Para o regularização fundiária urbana, o desafio será concretizado este ano pelo Instituto de Terras do Acre (Iteracre) em parceria com a prefeitura. O próprio prefeito, Rivelino Mota, afirma: “Nós precisamos do governo para conseguir administrar bem o nosso município. Por isso eu agradeço todos esses investimentos”.
O governo também prepara um investimento de R$ 13 milhões em ruas e sistema de esgoto. Nos anos anteriores as licitações deram desertas, mas o governador acredita que em 2014 o projeto conseguirá avançar, e a qualidade de vida na zona urbana poderá dar um salto gigantesco. (Samuel Bryan / Agência Acre/ Foto: Secom)