X

Haitianos são levados para Rondônia em aviões fretados e da Força Aérea

Imigrantes haitianos abrigados provisoriamente em Brasiléia estão sendo transferidos para Porto Velho, em Rondônia, por meio de aviões da Força Aérea Brasileira (FAB), desde a noite da última segunda-feira, 31. Ontem, 1º de março, 134 haitianos foram embarcados em três voos. Essa rotina deve se estender pelos próximos 10 dias, segundo a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Seds).

Devido à cheia do Rio Madeira, a BR-364, que liga o Acre ao restante do país, precisou ser interditada por tempo indeterminado. Dessa forma, as empresas de transportes ficam impedidas de realizar viagens por meio da estrada. A maioria dos imigrantes haitianos refugiados no município de Brasiléia, interior do Estado, utilizava os serviços dos ônibus para procurar emprego em outras regiões do Brasil.

Durante solenidade na Casa Civil nesta terça-feira, o governador Tião Viana expôs as dificuldades que o problema social está causando. Atualmente, mais de 2.700 haitianos estão no abrigo público de Brasiléia.

De acordo com a Sejudh, esses imigrantes realizam três refeições por dia: café da manhã, almoço e janta. A despesa diária com a alimentação deles é de R$ 12 por pessoa.

“Eles estão se deslocando por esse caminho até Porto Velho e de lá seguindo o seu destino, de escolha pessoal, familiar e de grupo. A nossa meta é a transferência de em média 120 haitianos por dia, para diminuir esse drama deles e da população local de acomodação, de uma cidade que não está preparada como Brasiléia”, declara Tião Viana.

Categories: Geral
A Gazeta do Acre: