Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Imposto de Renda: Menos de 30 dias do prazo final, mais de 6,4 milhões de declarações foram enviadas à Receita Federal

 De acordo com a Receita Federal, mais de 6,4 milhões de declarações do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) foram registradas até às 17h da última quinta-feira, 03. No Acre, foram entregues 24.388 declarações. Esse valor corresponde a 30,81% do esperado para 2014 que é de 79.135 declarações. Lembrando que a declaração pode ser transmitida, sem multa, até o dia 30 de abril de 2014.

 Neste ano, os contribuintes que possuem Certificação Digital podem fazer a Declaração Pré-preenchida, com acesso por meio da página da Receita, na área do e-CAC. Essa modalidade também poderá ser realizada por um representante do contribuinte que possua certificação digital e detenha uma procuração eletrônica registrada na Receita.
A declaração deve ser apresentada pela Internet, mediante a utilização do Programa Gerador de Declaração, disponível no sítio da RFB na Internet, ou pelo m-IRPF (através dos dispositivos móveis smartphones e tablets).

 O m-IRPF possibilita que as declarações do imposto de renda das pessoas físicas sejam elaboradas através de dispositivos móveis (tablets e smatphones), conectados à internet, podendo ser apresentada a qualquer momento e de qualquer lugar. A implementação do sistema marcou uma nova forma de relacionamento da Receita com o contribuinte quanto à captação de informações e envio da declaração à Receita Federal.

 O contribuinte que quiser doar a um dos fundos de ajuda à criança e ao adolescente inscritos na Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República e repassados à RFB, poderá fazê-lo até 30 de abril próximo, com direito ao abatimento de 3% do total no imposto de Renda ainda na Declaração atual.

Contribuinte deve ter atenção com mensagens eletrônicas

 A Receita Federal alerta que a Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física (DIRPF) continua sendo motivo para golpes na internet. A orientação aos contribuintes é que não abram, nem respondam mensagens que chegam em suas caixas postais eletrônicas em nome do órgão.

 A Receita Federal reforça o alerta de que não envia e-mails sem autorização do contribuinte e nem autoriza parceiros e conveniados a fazê-lo em seu nome.

Sair da versão mobile