O prefeito Marcus Alexandre assinou nesta segunda-feira, 28, convênio de apoio financeiro às atividades da Comunidade Terapêutica Gileade, localizada na Estrada Apolônio Sales. O convênio, que tem operacionalização no âmbito da Prefeitura pelas Secretarias de Saúde (Semsa) e de Cidadania e Assistência Social (Semcas) foi firmado no Gabinete do Prefeito na presença de gestores e obreiros do Ministério Nova Aliança, mantenedor da Comunidade Terapêutica.
A CTG atua no tratamento da dependência química, recebendo pacientes encaminhados pelos centros psicossociais, igrejas, Tribunal de Justiça, e, entre outros, do Centro POP mantido pela Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social (Semcas). Nesse contexto, presta importante apoio ao sistema de tratamento de dependentes químicos mantido pelo Programa Crack É Possível Vencer, do qual Rio Branco é signatário.
A Comunidade Terapêutica existe há cerca de três anos e atende não apenas moradores de Rio Branco como de Sena Madureira, Boca do Acre/AM, Porto Velho/RO e até do Peru. Além do tratamento terapêutico, a comunidade mantém atividades laborais e cursos profissionalizantes. Os internos realizam o tratamento em três fases, que costumam durar em média sete meses. A primeira fase é de acolhimento, quando eles passam a conhecer a comunidade terapêutica. A segunda fase é de adaptação e a terceira fase é da reinserção social, quando se trabalha, também para evitar que os ex-dependentes voltem a ter recaídas.
Atualmente, de acordo com a pastora Maria Magri, 28 pessoas tem na Comunidade Gileade uma residência transitória para fazer o tratamento terapêutico. “A Comunidade Gileade já vem ajudando o Município há anos. Estamos aqui formalizando a parceria”, disse o prefeito ao ressaltar a importância do trabalho dessa organização. (Ascom PMRB)