O prefeito Marcus Alexandre inaugura nesta sexta-feira, 11, o Terminal de Integração da Baixada, primeiro de cinco que estão em construção ou serão construídos pela Prefeitura visando a melhoria do sistema de transporte coletivo em Rio Branco. Trata-se do primeiro terminal de ônibus coletivo construído vinte anos depois que o então prefeito Jorge Viana inaugurou o Terminal Urbano de Rio Branco. Por ele, o usuário terá 21 possibilidades de integração, tomando outros ônibus sem pagar mais de uma passagem. Sete linhas estarão operando ali: Bahia, Ginásio Coberto/Aeroporto Velho, Floresta, UFAC/Rodoviária e as da Estrada Transacreana: KM 58, KM 42, KM 18 e o Colégio Agrícola. O terminal conta com bebedouro, banheiros masculino e feminino e para portadores de deficiência, e venda de créditos para o cartão de bilhetagem eletrônica.
O Terminal da Baixada empregará um novo modelo de integração. De acordo com a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Rio Branco (RBTRANS) a integração entre pontos de ônibus e em breve nos terminais de integração, se dá através de um determinado conjunto de linhas com o objetivo de possibilitar deslocamentos através de percursos mais curtos e no menor tempo possível. A troca de ônibus e/ou linha é realizada sem o pagamento de outra passagem, evitando assim que o usuário tenha que se deslocar até o Terminal Urbano. Entretanto, existem algumas restrições como por exemplo, o deslocamento no mesmo sentido ou para realização de viagens de “ida e volta” utilizando a mesma passagem.
O Terminal da UFAC/Tucumã também está com as obras em andamento e o terceiro terminal será implantado no bairro Wanderlei Dantas e já está em fase de licitação. As obras no Wanderlei Dantas devem iniciar ainda este ano. Os outros dois serão construídos na região do São Francisco e na Rodoviária Internacional de Rio Branco.
Nos dias que antecederam a conclusão das obras, o superintendente da RBTRANS, Ricardo Torres, se reuniu com os presidentes das associações de moradores da Baixada para definir o funcionamento do Terminal de Integração. O projeto é aguardado com ansiedade pelas comunidades da região. Os encontros foram bastante participativos. O presidente do bairro Aeroporto Velho, José Ademílson afirmou que a obra é sinônimo de orgulho para quem mora há anos na área. (Asscom/ Foto: Divulgação)